Com o Windows 10 na Xbox One, mais parece que tens uma consola nova


Windows 10 na Xbox One
 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

A chegada do Windows 10 à Xbox One era esperada desde o anúncio do sistema operativo há mais de um ano. A estratégia de a Microsoft unificar o seu ecossistema não poderia deixar de fora a sua consola e, assim, com o Windows 10 na Xbox One os gamers ganham uma experiência melhorada e mais integrada com o seu computador ou telemóvel.

A Microsoft chama-lhe New Xbox One Experience e diz que é uma “completa transformação da Xbox One, integrando a velocidade e versatilidade do Windows 10”. Não estamos a falar apenas de uma interface renovada, mas também de um novo OneGuide, de uma loja melhorada e outras tantas novidades que vamos sintetizar já de seguida.

Uma nova casa

A nova Xbox One Home oferece acesso mais rápido aos jogos e apps que usaste recentemente. Na verdade, o ecrã inicial mostra primeiro a app que está a ser usada, logo a seguir os jogos e serviços que foram usados recentemente, e no fim uma lista de todo o conteúdo instalado na consola.

A nova “casa” da Xbox One é mais social: permite-te partilhar os teus resultados e clips de jogos com a comunidade do Xbox Live, saber se os teus amigos estão a jogar os mesmos títulos que tu, e aceder ao Game Hub para saber as últimas novidades e actualizações relativamente à tua consola.

Um menu sempre à mão

Através de um botão no comando, podes aceder um menu com algumas das funcionalidades mais usadas. Enquanto estás na Home, basta carregares no botão esquerdo do comando. Durante um jogo, tens de carregar duas vezes no botão “Xbox” do comando – o menu vai sobrepor-se ao jogo, sem interromper o gameplay.

Neste menu, podes aceder ao perfil, amigos e definições; começar uma “festa”, isto é, uma conversa com até 12 pessoas em simultâneo; ver as tuas mensagens e notificações; e ainda usar a funcionalidade Snap, que permite executar duas aplicações em simultâneo.

A comunidade

A secção Community foi redesenhada para que a Xbox One seja mais social. Neste espaço, podes acompanhar o que é que os teus amigos têm jogado e saber as novidades dos jogos que segues no Activity Feed. E no Trending, tens os posts mais populares de outros jogadores da comunidade Xbox Live.

xboxonew10_02

Jogos da Xbox 360 na Xbox One

Em Junho, durante a E3, a Microsoft tinha anunciado que uma centena de jogos da Xbox 360 passariam a funciona na Xbox One numa actualização futura. Essa compatibilidade é finalmente real: se compraste títulos da Xbox 360 na loja digital da marca compatíveis com a Xbox One, vais vê-los na recente consola.  Mas este suporte não é apenas digital, vai ser também físico, querendo isto dizer que os utilizadores poderão introduzir discos da Xbox 360 na mais recente Xbox One.

xboxonew10_03

No futuro, o número de títulos compatíveis deverá aumentar. Por agora, os 104 títulos compatíveis (consulta a lista aqui) incluem as funcionalidades avançadas da Xbox One, como guardar screenshots, gravar o gameplay ou partilha doméstica. Por um período limitado, o modo multiplayer destes jogos será gratuito – finda esta “borla”, só poderá ser activada com uma subscrição Xbox Live Gold.

A nova OneGuide

Quando a Xbox One chegou ao mercado, trazia a ambição de ser o centro multiméda das nossas casas. Mas a ideia acabou por nunca ser bem executada. A nova OneGuide quer ser um espaço dedicado às séries de TV, aos filmes e a outros conteúdos vídeo. Com a OneGuide, os jogos estão para um lado, enquanto que tudo o resto está para outro.

A programação de canais de TV tradicionais, assim como o catálogo do Netflix podem ser consultados directamente an OneGuide. O que o OneGuide faz é puxar conteúdos de várias fontes – a TV em directo e o Netflix são apenas duas. Através da funcionalidade picture-in-picture, podes ver televisão enquanto fazes outras coisas na consola.

xboxonew10_03

A loja

A loja onde podes comprar jogos da Xbox One está diferente, permitindo não só explorar novos jogos, como também filmes e séries de TVs, apps e músicas. Categorias como “Staff Picks”, “New Releases”, “Top Rated” e “Coming Soon” vão ajudar-te a decidir o que comprar.

No seu todo, a loja está visualmente mais trabalhada, com uma maior aposta em sejam imagens e gameplays – isto no caso dos jogos, claro.

xboxonew10_05

Com a chegada do Windows 10, a Xbox One deverá receber no futuro as chamadas Universal Apps, isto é, aplicações que funcionam quer em computadores, como em telemóveis e em televisões – no fundo, aplicações que se adaptam ao ecrã.  A Microsoft ainda não falou muito sobre as Universal Apps na Xbox One.

Há mais

Esta última actualização da Xbox traz ainda os Avatars da Xbox 360 que todos adorávamos, com algumas melhorias; Game Hubs redesenhados; e, a pensar na acessibilidade, novas formas de interagir com a consola, como esta ler em voz alta o que está escrito no ecrã ou ajustar as transparência de menus.

A tudo isto junta-se a compatibilidade entre Xbox One e PCs com Windows 10, já disponível antes. Quer isto dizer que pode estar a jogar na consola da sala e ir para o quarto continuar a mesma aventura no computador.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!