Ela chama-se Isis e o Facebook apagou-lhe a conta


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Talvez te lembres da controvérsia gerada nas redes sociais em torno do tópico “como é suposto uma engenheira parecer fisicamente”. Se te recordas, é também provável que te recordes da campanha #ILookLikeAnEngineer e da sua criadora, a engenheira de 22 anos, Isis Anchalee.

Anchalee está novamente a dar que falar mas, neste momento, o motivo é completamente diferente. A engenheira diz ter sido bloqueada do Facebook devido ao facto do seu primeiro nome ser Isis. Isis explicou-se através do Twitter: “O Facebook pensa que sou terrorista. Aparentemente enviar um screenshot do meu passaporte não chega para reabrirem a minha conta.”

isisfacebookapagaconta_02

Passados apenas dez minutos alguém responde ao seu tweet dizendo que conhecia alguém que estava na mesma posição de Isis. Algumas pessoas chegaram a oferecer ajuda para reabrir a conta da engenheira, enquanto outras ficaram somente enjoadas com a situação.

Esta não é a primeira vez que um utilizador do Facebook tem problemas por causa do seu nome. No início deste ano, um casal do Arizona, nos Estados Unidos, diz ter sido banido do Facebook por o seu último nome ser Avatar. Normalmente o Facebook pede ao utilizador o envio de uma cópia do passaporte ou do bilhete de identidade para verificação de identidade.

isisfacebookapagaconta_03

A situação da engenheira é um quanto desconcertante, ainda mais se pensarmos nos recentes ataques terroristas levados acabo pelo ISIS. Antes deste caso de Anchalee, mais de 50 000 pessoas já tinham assinado uma petição pedindo à comunicação social para deixar de usar o nome ISIS para se referir aos terroristas.

A petição é legitimada com o facto de ser delicado usar a designação ISIS para referir o grupo terrorista, ao mesmo tempo que há tantas raparigas e mulheres com o mesmo nome e que podem, por ventura, vir a passar algum tipo de situação desconfortável.

isisfacebookapagaconta_04

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!