George Harrison faleceu há 14 anos


George Harrison

Hoje é a data que marca o 14º aniversário da morte do guitarrista dos Beatles.

O homem que ocupa a 11ª posição do top-100 da Rolling Stone dos melhores guitarristas de sempre nasceu em Liverpool, a 25 de fevereiro de 1943. Conhecido como o The Quiet Beatle (“O Beatle Silencioso”), Harrison teve muito sucesso para além da banda britânica, nomeadamente com a sua carreira a solo, no grupo Travelling Willburys e como produtor de cinema.

Admirador do misticismo indiano, transmitiu os seus ensinamentos a toda a banda, sendo que alguns consideram que é ele o responsável pela mudança de atitude dos Beatles, passando de fatos cinzentos, cabelos arrumados e barba feita, a hippies de cabelo comprido, barba comprida e roupas usadas.

Ainda que maior parte dos êxitos dos Beatles tenha sido escrita por McCartney e Lennon, normalmente, cada álbum dos Fab Four trazia duas músicas escritas por Harrison, sendo as mais notórias Here Comes The Sun, Something” ou While My Guitar Gently Wheeps”.

georgeharrison14morte_02

Cada vez mais voltado para a cultura – e consequentemente a música – indiana, os últimos anos de George Harrison foram passados a experimentar com vários instrumentos (a sítara, por exemplo) e melodias orientais.

George Harrison sofria de cancro do pulmão desde a década de 90, altura em que foi submetido a várias operações que pareciam ter tirado o músico da zona de risco. Em 2001 o cancro reapareceu de forma terminal, tendo Harrison dedicado os seus últimos dias à família e à produção dos seus últimos projectos.

Harrison faleceu a 29 de novembro de 2001 e, quando às 8 da manhã de dia 30 o mundo soube da notícia, já o corpo tinha sido cremado e as suas cinzas seguiam para um rio sagrado na Índia.

Exactamente um ano após a morte do guitarrista, a sua mulher Olivia Harrisone Eric Clapton, organizaram um belo concerto em sua memória. O Concert For George contou com a presença de músicos como Paul McCartney, Ringo Starr, Tom Petty ou Ravi Shankar.

Aqui podes ver o Concert For George na íntegra (o concerto ocorreu em 2002):