Google leva o Street View para a antiga cidade de Petra


Petra

A Google continua a expandir a abrangência geográfica do seu Street View. A empresa andou recentemente pela Jordânia para incluir 30 locais históricos daquele país do Médio Oriente na plataforma. Um deles é Petra, a cidade de 2 mil anos e uma das Sete Maravilhas do Mundo.

Localizada mesmo a sul de Amã, Petra foi construída pelos Nabateus em 312 a.C., mas manteve-se escondida do mundo ocidental até inícios do século XIX. Parte da cidade foi cavada a partir das montanhas rosas e brancas da região, valendo-lhe a alcunha de “Cidade Rosa”. Caminhando pelas montanhas, é necessária uma hora para chegar ao local mais famoso da cidade: Al Khazanah, o local que ficou famoso devido ao filme Indiana Jones e a Grande Cruzada. Hoje em dia, porém, o número de turistas diminuiu drasticamente, devido aos conflitos na Síria e Iraque.

gstreetviewpetra_02

Este é o quinto projecto do Street View no mundo árabe. Outros projectos na região incluem imagens das Pirâmides de Giza, do Deserto de Liwa, do Burj Khalifa no Dubai, dos Templos de Angkor no Camboja, das Ruínas de Pompeia em Itália e das Ruínas Maia no México.

A Google diz que trabalhou de perto com a Rainha Rania Al Abdullah da Jordânia, que é inclusive a voz do vídeo sobre Petra, lançado para divulgar esta novidade. Como já é habitual, a Google usou o seu Trekker. Uma espécie de mochila com uma câmara que permite fotografar ruas estreias e outros locais onde um automóvel, por exemplo, não consegue ir.