Jogos da PS2 vão ser compatíveis com a PS4


Jogos da PS2 compatíveis com PS4
 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Recentemente alguns jogos da antiga Xbox 360 ganharam compatibilidade com a nova Xbox One, mas no caso do ecossistema da Playstation não existe qualquer tipo de retrocompatibilidade. Contudo, esse cenário pode estar em vias de mudar. À Wired, a Sony revelou que títulos da PS2 vão poder ser jogados na PS4, através de um sistema de emolução.

Os detalhes são ainda poucos. Mas este é o primeiro sinal de abertura do lado da Sony relativamente à retrocompatibilidade. Em Junho, a empresa tinha revelado desinteresse em tornar jogos da PS3 compatíveis com a PS4. Apesar de o anúncio agora feito não dizer respeito à PS3, vamos poder tirar alguns jogos da PS2 da gaveta e voltar a jogá-los.

A Sony confirmou à Wired que está a “trabalhar para utilizar a tecnologia de emulação da PS2 para trazer jogos da PS2 para a geração actual da consola”. Não sabemos ainda que jogos são esses mas a publicação Digital Foundry, citada pelo Eurogamer, avança que já há 3 títulos na loja: Star Wars Racer Revenge, Star Wars Jedi Starfighter e Star Wars Bounty Hunter.

Estes 3 clássicos são uma espécie de extras do jogo Star Wars Battlefront, esta semana lançado para PS4. A Digital Foundry andou a vasculhar o código desses jogos lançados originalmente para a PS2 e percebeu que os mesmos não foram remasterizados. Em vez disso, estão a correr na PS4 através de emulador.

Através da emulação consegue-se criar um ambiente computacional específico, o que neste caso significa recriar o ambiente de uma PS2 numa PS4. Desta forma, jogos da antiga consola podem ser jogados na nova como se estivessem a correr no seu sistema nativo. A Digital Foundry diz que os 3 títulos já disponíveis têm melhor qualidade visual e melhor performance.

Não se sabe quantos mais títulos da PS2 vão ficar acessíveis na mais recente consola da Sony, nem quando, nem muito menos em que condições. Contudo, esta parece ser uma resposta (tardia) da dona da PlayStation às recentes novidades da Xbox.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!