Messenger quer vasculhar as fotos do teu telemóvel… por uma boa causa


Mais que uma app para trocar mensagens, o Messenger quer ser uma espécie de “Facebook privado”, onde podemos conversar com os nossos amigos longe dos holofotes de uma rede social. Com 700 milhões de utilizadores, o Messenger já serve para fazer videochamadas, para enviar GIFs e para dizer onde estamos; agora vai dar também para partilhar fotos com amigos.

De acordo com dados do Facebook, os utilizadores do Messenger trocam 9,5 mil milhões de fotos por mês, um número que é cada vez maior entre as plataformas de mensagens. Isso levou a que a empresa desenvolvesse uma nova forma de partilhar fotos através da app. Chama-se Photo Magic e começou a ser testado junto de alguns utilizadores na Austrália.

Através do Photo Magic, o Messenger propõe-se a vasculhar as fotos que tiraste com o teu telemóvel e, sempre que identificar um ou mais amigos nessas imagens, pergunta-te se não queres enviá-las a esses amigos. A funcionalidade, note-se, é facultativa.

fbphotomagic_02

O Photo Magic recorre à tecnologia de reconhecimento facial, já utilizada na app Moments, lançada este ano, para solucionar um problema da era dos telemóveis: tiras milhares de fotos aos teus amigos mas, apesar das tuas melhores intenções, nunca as fazes chegar a eles.

Depois de o Messenger encontrar uma foto com um amigo no teu telemóvel, podes com um só toque enviá-la ao “dono”. Se vários amigos estiverem numa imagem, a app cria uma mensagem de grupo contigo e com todos esses amigos. O Photo Magic não é muito diferente da mecânica da app Moments – já é tradição o Facebook lançar apps próprias para testar novas funcionalidades. Contudo, o produto passar a estar integrado numa das apps principais da empresa, evitando a chatice de partilhar links no caso de amigos que não tivessem o Moments instalado.

À semelhança de Moments, o Photo Magic não deverá ficar disponível na Europa devido à questão do reconhecimento facial, já que a tecnologia contraria as directivas europeias quanto à privacidade. O Facebook diz que vai continuar a desenvolver o Moments apesar do lançamento do Photo Magic.