O anúncio que questiona a cultura YOLO dos millennials


YOLO

Carros descapotáveis, flares, espírito young, wild and free, festas, concertos, diversão, real-people-contratada-a-agências-de-real-people, todos diferentes, todos iguais. Tudo banhado com uma espécie de filtro pré-definido. Dificilmente consegues contar pelos dedos das mãos os anúncios que tens visto com o mesmo mood. O tão badalado espírito YOLO, que pretende essencialmente impactar os já famosos millennials, tem sido publicitado em massa através destes filmes bonitinhos, carregados de clichés, que raras vezes conseguem passar uma ideia merecedora do investimento feito na sua produção.

Na cidade que nunca dorme, alguém da equipa criativa da agência 72AndSunny New York sentiu o mesmo que muitos de nós e resolveu fazer alguma coisa “contra” isso.

Numa sátira ao que é esta cultura de viver a vida sem preocupações, a agência nova-iorquina foi capaz de desconstruir esta nova tendência de forma inteligente com anúncio de 1 minuto para a Bobble, uma marca de garrafas de água, em que a acção se centra de forma engenhosa numa outra marca.

A Once, uma marca fictícia de água engarrafada criada para anúncio, tenta então passar todos os valores que nos últimos tempos têm conquistado os millennials. Despreocupação, viver a vida no limite, não pensar nas consequências, entre outras coisas que já invadiram o teu feed nas redes sociais, nos mais diversos formatos. Subtil e gradualmente, o filme começa a mostrar-nos as tais consequências que de forma irónica nos vinha dizendo para esquecermos. A acção vai-se desenrolando e aproximando-se cada vez mais do limite do absurdo até que o plot twist nos traz a revelação da verdadeira marca. Uma revelação que merecia um impacto maior mas cumpre com o propósito do anúncio.

Ver agências e marcas com este tipo de abordagem é sempre bom, mas dificilmente isto será uma mudança do paradigma. Assim que passar o frio que agora começa, o mais normal é que tudo o que é satirizado neste anúncio volte em força para nos preparar para o Verão. Regra geral, o público pede e a marca dá, por isso é expectável que esta “fórmula Instagram” continue a ser a aposta de muitas marcas. Pelo menos enquanto a cantiga funcionar.