A banda Pussy Riot lançou um novo vídeo para a música “Refugees In”, uma homenagem aos refugiados que chegaram à Europa por os seus países terem sido devastados pela guerra.
O vídeo foi gravado na actuação das Pussy Riot de 25 de Setembro no “parque de depressões” Dismaland, idealizado pelo artista Banksy em Somerset, Inglaterra. O vídeo do realizador Ralf Schmerberg contou ainda com a participação dos produtores musicais BretonLABS e Ten Ven.
“Refugees In” será, segundo Nadya Tolokonnikova, uma das Pussy Riot, o primeiro de vários vídeos. Segundo a jovem cantora, a banda planeja lançar uma série de vídeos perturbadores no próximo ano e diz que “espera que não gostemos deles”.
Segundo uma nota de imprensa, citada pela Pitchfork, todos “devíamos receber e acompanhar todos os que fogem dos países ocupados por terroristas. O período de dor pelos que morreram não deve justificar que abandonemos os milhões de cidadãos que confiam na humanidade da Europa”.
As Pussy Riot criaram ainda uma ONG para ajudar os refugiados em Calais, Refugee Response Foundation, fundada em conjunto com o grupo artístico sediado em Londres The Connor Brothers.
Texto de: Ana Carvalho
Editado por: Mário Rui André