O YouTube entrou numa nova realidade – a realidade virtual


nova realidade
 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

A app do YouTube para Android ganhou compatibilidade com realidade virtual. Significa isto que só precisas de um telemóvel Android e, por exemplo, de um Google Cardboard para experienciar em 360º meia dúzia de vídeos já partilhados no YouTube.

Feito de cartão e fácil de montar, o Google Cardboard um equipamento barato e que oferece a possibilidade de experimentar a realidade virtual. Para isso, basta apenas colocar um telemóvel na parte da frente do equipamento e abrir a app (Android e iOS) para esse efeito. Podes comprar um Google Cardboard já montado por 10-15 euros ou criar um tu mesmo, seguindo as instruções da própria Google.

youtubevrcardboard_02

Assim, para experimentares o YouTube em realidade virtual, abres a app no teu telemóvel Android, escolhes o vídeo que queres ver e clicas no ícone do Cardboard. Depois é só rodar o telemóvel para a horizontal, encostá-lo ao Cardboard e divertes-te. Há vários vídeos 360ª no YouTube, por exemplo, uma experiência do The Hunger Games. Qualquer produtor e programador pode carregar novos conteúdos 360ª para a plataforma de vídeo da Google.

O resto do catálogo do YouTube, isto é, os vídeos que não são 360º, também pode ser visto no Cardboard, mas a experiência não é obviamente imersiva. Esses conteúdos são exibidos numa espécie de sala de cinema virtual. Assim:

youtubevrcardboard_03

Tal como o Facebook, a Google está a apostar na realidade virtual. Não foi há muito tempo que o YouTube passou a suportar vídeo 360º. Desde então, vários conteúdos desse tipo têm sido alojados na plataforma. Destaque para a visita às plantações de café da Nescafe, para um videoclipe dos Foals e para o lançamento do OnePlus 2.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!