Sala @Cinema, em Lisboa, vai fechar portas no final deste ano


@Cinema, no Saldanha Residence, apresentou-se em 2013 como a primeira no país equipada com Dolby Atmos, a tecnologia que é sinónimo de “som 3D”. Fecha portas dois anos depois, neste Dezembro, devido à pouca adesão por parte do público português.

Star Wars: The Force Awakens, o sétimo filme da saga com estreia prevista para 17 de Dezembro, será a última produção cinematográfica a ser exibida no @Cinema, um cinema composto por duas salas: as duas com imagem 4K, mas só uma delas com “som 3D” – a outra tem Dolby Surround 7.1.

Mas o @Cinema não se distingue da concorrência por oferecer blockbusters com uma qualidade de som e imagem superior. O grande factor competitivo é o preço desta experiência: 4 euros por bilhete.

“A mediocridade venceu”, disse, com amargura na voz, o proprietário do @Cinema, Francisco Serranito, ao Diário de Notícias, responsabilizando as distribuidoras e o público português pelo fracasso. “Em princípio, vamos fechar no final do ano.” O dono referiu ainda que este tipo de salas de espectáculos está a resultar bem no estrangeiro, nomeadamente, nos Estados Unidos, sendo que a capital francesa, Paris, e a Austrália também vão adoptar o conceito no próximo ano.

Antes do encerramento, o @Cinema vai exibir ainda Spectre, a nova aventura de James Bond, The Hunger Games: Mockingjay, Part 2 ou o remake de Leonel Vieira de O Leão da Estrela.