Sê mais estagiário


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Todos temos dias de merda. Dias em que não nos apetece sair da cama e em que no percurso casa-trabalho ecoa algo na nossa cabeça entre a primeira demo de Immortal e um qualquer álbum de Sunn O. Ao ponto de questionares se é mesmo isto que queres fazer da tua vida.

A menos que vás todos os anos ao Barroselas Metal Fest, a resposta é sim. Basta que sejas mais estagiário.

Naquela que é uma das poucas oportunidades que a indústria tem de gozar com ela própria (o Strategy Agency of The Year), a Leo Burnett de Toronto resolveu mostrar que ainda há quem tenha entusiasmo em trabalhar em publicidade: os estagiários.

Numa clara alusão ao trailer do The Wolf of Wall Street, este filme mostra na primeira pessoa tudo o que sente um estagiário nos primeiros dias numa agência. O choque, a emoção, as coisas grátis. A saber:

  • Podes ficar até tarde de forma totalmente gratuita sem que ninguém te diga “Vá, acabas isso amanhã” – provavelmente também vão ficar a trabalhar à noite.
  • Comida grátis (inclui jantar se ficares a trabalhar até mais tarde E SIM estamos à vontade para chegar ao patamar máximo que a chefia não fica chateada por isso).
  • Bebida grátis (às vezes)
  • Idas grátis para casa (só se ficares até tarde)
  • Montes de coisas grátis (não psicotrópicos que ajudam a estimular a tua criatividade)

Por isso, se já trabalhas em publicidade e estás cheio de vontade de fechar a tab, a ti te digo meu rapazinho (ou minha menininha): mais entusiasmo pelo que fazes. Numa análise genérica, se todos tivermos orgulho no trabalho que fazemos e chegarmos ao final do dia – mesmo que seja na manhã a seguir – com o sentimento de trabalho bem feito, é meio caminho andado para sairmos do estado de catarse criativa em que estamos.

Se por outro lado, queres começar a trabalhar em publicidade, o que te posso dizer é para mostrares entusiasmo. Entusiasmo ao apresentares-te para uma entrevista, ao entrares no teu primeiro dia e ao receberes cada briefing. Sim, sei que começar a trabalhar e não receber nada é uma valente merda. Mas ao mesmo tempo, se mostrares o teu valor num curto espaço de tempo (digamos, os 3 meses iniciais) tens boas hipóteses de que queiram que faças um estágio do IEFP.

É a tua janela de oportunidade. Só tens de escolher bem a casa onde queres entrar.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.