Valor da bitcoin dispara para o valor mais alto do último ano


Após o ano de 2013, em que a bitcoin conheceu um valor máximo que ultrapassava os 1000 dólares americanos, a sua existência tem registado um gradual decréscimo no seu valor. Num ano em que a moeda digital, por poucas vezes, atingiu valores superiores a 300 dólares, há agora um registo a contradizer a tendência de desvalorização.

Nos últimos dias, a bitcoin tem sido transaccionada por valores acima dos 450 dólares sendo que, em alguns mercados, já atingiu valores de 500 dólares (mais 100% do que há um mês atrás). Este é um registo assinalável para uma moeda que tem subsistido apesar das constantes conotações negativas associadas ao seu nome, dada a sua utilização em sites infames da deep web como o Silkroad e que, por isso, afastou alguns investidores.

bitcoinvalorhistorico_02

No entanto, as razões para esta subida não são claras embora se possam apontar responsabilidades a alguns factores que se alinharam nos últimos tempos.

Enquanto na União Europeia se decidiu que as transacções de bitcoins não devem ser sujeitas a IVA, na China, as quedas nos mercados financeiros têm levado a uma procura maior do que em qualquer outro país. Na Grécia, a crise económica que levou ao encerramento temporário dos bancos e à inutilização dos multibancos contribuiu também para o aumento da procura desta moeda alternativa.

A história da bitcoin, contudo, não se tem pautado pela consistência. Os registos de valor da moeda mostram que, regra geral, após uma subida substancial no seu valor há uma queda abrupta que se lhe segue. Será esta a altura de contrariar a tendência?

Texto de: André Almeida Cabral
Editado por: Mário Rui André