Este vídeo 4K do Sol é tão incrível como poderíamos esperar


vídeo 4K do Sol

A enorme quantidade de energia que o Sol emite torna possível a existência de vida na Terra. Não é por isso de admirar que a sua superfície não seja propriamente um local muito pacífico. É precisamente isto que se pode observar num novo e fascinante vídeo partilhado pelo Goddard Space Flight Center da NASA, em que é possível ver a superfície do Sol através das câmaras da sonda Solar Dynamics Observatory.

O vídeo foi obtido com a combinação de informação de 10 câmaras diferentes que têm sensibilidade a diferentes frequências de radiação, indo desde a luz visível até a radiação ultravioleta extrema. Cada frequência está associada a uma temperatura diferente, e assim a sonda SDO consegue obter uma imagem mais detalhada da superfície e distinguir claramente zonas de diferentes temperaturas.

A informação das diferentes câmaras terá sido, então, combinada de modo a formar um único vídeo em que a cada frequência de radiação foi associada uma cor diferente. Para que isto fosse possível, foi necessário que uma equipa de especialistas em multimédia trabalhasse 10 horas por cada minuto de filme, e o resultado está à vista.

Texto de: Pedro Almeida
Editado por: Mário Rui André

O Shifter é gratuito e sempre será. Mas, se gostas do que fazemos, podes dar aqui o teu contributo.