A Uber tem uma ideia colorida para nunca mais confundas os seus carros


A Uber é um serviço que tem ganho cada vez mais popularidade e que já obrigou até os táxis, depois de pneus furados e algumas cenas de pancadaria, a modernizarem-se. A crescente utilização, especialmente nas camadas mais jovens, tem sido notória mas há sempre problemas que pode ser resolvidos. Um deles é a difícil identificação do carro. Ou melhor: era.

Por muito que soubesses a matrícula e a marca do veículo que te vinha buscar, há sempre a necessidade de estares constantemente a olhar para a estrada e para o mapa da aplicação para saber quando é que ele se está a aproximar – porque, convenhamos, o condutor também não conhece a tua cara e podes arriscar-te a “perder a boleia”.

Contudo, a Uber anunciou no início deste mês que está a dar início a um período de testes em Seattle de um sistema de luzes para identificar os carros através de uma luz com a tecnologia SPOT. Quando selecionas um veículo, é pedido para que escolhas uma das cores disponíveis na app, que será a cor da faixa de luz identificativa no vidro frontal do veículo.

Por sua vez, quando vires que a tua boleia se está a aproximar, podes também iluminar o ecrã do teu telemóvel com a cor correspondente para o condutor te possa avistar mais facilmente.

O que a Uber pretende é diminuir o tempo de espera a agilizar o processo entre o cliente e o condutor. Se os testes forem bem sucedidos em Seattle, é provável que comeces a ver carros coloridos na estrada, e não apenas na época natalícia, num futuro bem próximo.