Esta app mostra-te as redes wireless que circulam à tua volta


redes wireless

A digitalização do nosso quotidiano trouxe para as nossas mãos inúmeros aparelhos que, mais do que nunca, se dinamizam com uma conexão à internet. A era do portátil tornou obsoleta as ligações à rede por cabo e o wi-fi transformou-se na solução mais banal que nos permite deambular por todo o lado, on-line. As ondas electromagnéticas que nos ligam à internet são invisíveis. Ou eram. Aliás, é exactamente essa a proposta da app Architecture of Radio: tornar visíveis as redes wireless.

A aplicação está disponível na App Store por 2,99 euros e oferece uma perspectiva das ondas wireless que emanam dos routers, das torres de sinal móvel, e dos satélites que se cruzam nos céus.  Há, no entanto que ressalvar um importante pormenor: nada disto é uma recriação em tempo real. As ondas que são visíveis através da aplicação resultam dum cruzamento de informações que estão disponíveis em várias bases de dados. A aplicação não é um super-olho que nos deixa ver o que os nossos não conseguem mas uma bela ideia sustentada por um algoritmo que reúne informação e a transforma numa experiência de 360º pelas ondas de sinais wi-fi que nos rodeiam.

architectureofradio_02

architectureofradio_03

A aplicação faz parte de uma exposição do designer holandês Richard Vijgen que está a ser exibida neste momento no Center for Art and Media na cidade alemã de Karlsruhe. “Esconder o visível ao mesmo tempo que se revela a paisagem tecnológica invisível com que interagimos através dos nossos aparelhos“, escreve o holandês no seu website.

Uma ideia que apenas estará disponível para Android durante o próximo ano.

architectureofradio_04

Texto de: André Almeida Cabral
Editado por: Mário Rui André