Esta pode ser a futura bandeira da Nova Zelândia


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

A Nova Zelândia pode vir a mudar de bandeira. Em Março do próximo ano, a população vai decidir se quer manter o desenho actual ou acolher a proposta que foi seleccionada, depois de um longo processo, que começou com mais de 10 300 submissões online.

A ideia de criar uma nova bandeira partiu do primeiro-ministro neozelandês, John Key, em Março de 2014, e pretende eliminar a representação da “Union Flag” (bandeira britânica) do actual símbolo nacional. “Há muito tempo que nós não somos dominados pelo Reino Unido”, disse John Key, num comunicado feito o ano passado. A Nova Zelândia conquistou a independência ao Império Britânico a 26 de Setembro de 1907; e hoje vê-se como uma nação moderna e unida.

O Governo neozelandês encarregou um painel independente da escolha da nova bandeira. “Uma bandeira deve carregar dignidade suficiente para ser apropriada para todas as situações em que os neozelandeses podem estar representados”, refere esse mesmo painel, numa carta aberta divulgada em Agosto. “Deve falar a todos os Kiwis. A nossa esperança é que os neozelandeses se vejam reflectidos nos símbolos, cores e histórias destas bandeiras”, concluiu.

novazelandiamudarbandeira_02A proposta vencedora

Em Agosto, o Governo revelou uma lista de 40 propostas de bandeiras, reduzida das 10 300 sugestões que lhe chegaram através da Internet. Muitas dessas hipóteses incluíam símbolos da Nova Zelândia, como o feto Silver fern, que se tornou uma imagem de marca do país, ou o koru, um símbolo da tradição Maori, característica daquela geografia. Desde então, o painel reduziu as 40 propostas a apenas 4 e entregou à população a última decisão: “se a bandeira da Nova Zelândia mudasse, que bandeira preferiria?”.

Esse foi o mote para um referendo à população que decorreu entre Novembro e Dezembro e que teve como objectivo escolher das 4 sugestões aquela que vai a votos no próximo mês de Março, juntamente com a actual bandeira. Nesse mês, os neozelandeses vão decidir se querem ou não mudar de bandeira.

novazelandiamudarbandeira_03A actual bandeira

O design vencedor – intitulado Silver Fern (Black, White and Blue) – foi concebido pelo arquitecto Kyle Lockwood. O mesmo autor foi responsável pela proposta que ficou em segundo lugar – Silver Fern (Red, White and Blue) – no referendo e que, relativamente à vencedora, apenas se diferencia nas cores. Participaram neste referendo 49% dos eleitores da Nova Zelândia; o primeiro lugar foi conquistado com 1,5 milhões de votos.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.