Este robô lê a tuas mãos antes de fazer “swipe” no teu Tinder


Chama-se True Love Tinder Robot e, apesar do seu nome comprido, é um robô muito simples. Ele lê a tua reacção a uma foto no Tinder através da transpiração nas mãos e, consoante isso, decide fazer swipe right ou swipe left. A máquina foi criada por uma estudante universitária, Nicole He.

Como projecto final para duas cadeiras de computação, Nicole decidiu combinar os algoritmos do Tinder com biometria. O robô foi mostrado publicamente numa exposição organizada pelo Tisch School of the Arts, intituto que pertence à New York University e que Nicole está a frequentar.

truelovetinderrobot_02

“Numa altura em que é muito normal casais se conhecerem online, confiamos nos algoritmos dos sites de encontros para nos acharem os parceiros certos. Simultaneamente, usamos equipamentos biométricos para nos dizerem o que está a acontecer no nosso corpo e o que devemos fazer para estar saudáveis e felizes. Talvez não seja exagerado pensar no que acontece quando combinamos estas coisas, escreve Nicole na página web onde apresenta o seu projecto.

O True Love Tinder Robot lê a tua resposta biológica à foto de uma rapariga ou de rapaz no Tinder, através da condutância eléctrica ou da inevitável transpiração da palma das tuas mãos. Se o teu corpo se mostrar interessado numa pessoa, o robô vai fazer o “swipe left” por ti. Se as tuas palmas se mostarem relativamente secas, então terás um “swipe right”.

Nicole criou o robô usando a plataforma open-source Arduino. O processo de “swipe” é feito por uma mão falsa, que reage perante um telemóvel à sua frente. O True Love Tinder Robot inclui um altifalante para te dizer algumas expressões muito básicas mas divertidas.