Facebook remove 3 apps das lojas e fecha o “laboratório” que as criou


Lembras-te do Paper? Do Slingshot? Do Rooms? Ou do Riff? Estas 4 apps foram criadas pelo Facebook Creative Labs, uma espécie de laboratório, criado há 2 anos, onde os funcionários daquela empresa podiam desenvolver e experimentar novas ideias.

“Desde os seus lançamentos, incorporámos elementos do Slingshot, do Riff e do Rooms na app do Facebook para iOS e Android”, disse um porta-voz do Facebook ao CNET. “Não actualizamos estas apps há algum tempo e decidimos oficializar o fim do suporte removendo-as da App Store e do Google Play.”

O Slingshot foi uma tentativa do Facebook de replicar o sucesso do Snapchat com conteúdo efémero. O Riff foi um clone das Snapchat Stories. Já o Rooms, o único que só chegou a estar disponível no Android, tentou reimaginar os fóruns online para um mundo móvel.

O Paper – também desenvolvido pelo Creative Labs –, mas continua disponível na App Store (nada de Google Play). Esta app reimagina o design do News Feed e, quando apareceu, trouxe algumas inovações que entretanto foram implementadas na app do Facebook – os Instant Articles, por exemplo. O Paper não recebe actualizações desde Março; será que o Facebook vai removê-lo em breve da App Store?

O Creative Labs dava aos funcionários do Facebook um gosto do mundo das start-ups, sem o risco usual associado a ele. Pensa entre construir (e financiar) uma app de consumo por tua conta e usar a audiência e dinheiro do Facebook para desenvolver uma ideia internamente. Era uma forma barata para o Facebook manter bons talentos na sua casa com a possibilidade de uma das suas apps ser um grande sucesso.