MyTaxi: esta app transforma os táxis de sempre em “Ubers” e chegou agora a Lisboa


MyTaxi

E se chamar um táxi fosse exactamente igual a chamar um Uber? E se pagar um táxi fosse tão cómodo como pagar um Uber? E se o taxista fosse sujeito ao mesmo sistema de avaliação que um motorista Uber? Chama-se MyTaxi e é uma app que chegou esta semana a Lisboa para “ubernizar” a cidade.

São os táxis de sempre mas com a inovação da Uber. A MyTaxi nasceu na Alemanha em 2009, no mesmo ano em que a Uber surgiu em São Francisco. A ideia é mais ou menos a mesma: conectar passageiros a motoristas. A diferença é que a Uber fá-lo com uma nova frota de veículos, enquanto que a MyTaxi aproveita os táxis já existentes nas cidades.

Para usares a MyTaxi, tens apenas de instalar a app no teu telemóvel (iOSAndroid, Windows ou BlackBerry) e registares-te com a tua conta de Facebook ou e-mail. Inseres o nome e número de telemóvel, e defines a forma de pagamento: tanto pode ser em dinheiro, no fim da viagem; ou através da app. Neste último caso, tens disponíveis as opções cartão de crédito e PayPal.

mytaxilisboa_02

Criada a conta, já podes pedir o teu táxi. Defines o local de partida e imediatamente sabes quanto tempo demora. Clicas no botão “order a taxi” e o veículo irá ao teu encontro no intervalo definido.

Ao contrário da Uber, a MyTaxi permite-te escolher um carro ecológico, definir que queres um taxista com avaliação de 5 estrelas, pedir um táxi-carrinha ou chamar o teu motorista favorito. Podes ainda indicar se é uma viagem do/para o aeroporto, se tens um animal ou se vais transportar um pacote grande. Mais: podes chamar um táxi para um dado local mas para daqui a 30 minutos. Ou para daqui a 60 minutos. Ou para uma hora definida por ti.

A MyTaxi quer ajudar a melhorar o serviço de táxis. Dessa forma, os taxistas que se queiram juntar a esta app têm de ter veículos em boas condições e de receber formação, não só ao nível tecnológico, como também ao de aprendizagem de novas línguas. Por outro lado, esses motoristas vão ser constantemente avaliados pelo sistema da própria app: após cada viagem, tu enquanto utilizador atribuis um valor de 1 a 5 ao veículo e ao motorista– um sistema idêntico ao da Uber.

 

Ainda antes da tua viagem, a MyTaxi dá-te acesso a alguns dados sobre o taxista, como o número de licença do veículo, o nome completo do motorista e as classificações que outros clientes lhe atribuíram. Podes também calcular os custos da viagem: ao valor normal da viagem acresce um suplemento de 0,80 euros, o mesmo que é cobrado ao cliente quando chama um táxi por telefone. Durante a viagem, podes acompanhar o trajecto em tempo real na MyTaxi.

A MyTaxi que ser a aplicação de táxis número 1 na Europa e posiciona-se como a app de táxis mais popular e com um crescimento mais rápido entre os utilizadores europeus com mais de 10 milhões de downloads. Por cá, a app pretende “contribuir para a mobilidade urbana da capital portuguesa, através da transformação do sector do táxi. O objectivo da MyTaxi é unificar e globalizar a forma como pedimos um táxi, apostando na mobilidade sustentável e eficiente”.

Para celebrar a chegada a Lisboa, a MyTaxi está oferecer um desconto de 50% em todas as viagens até ao final do ano. Para beneficiares desta promoção, tens de descarregar a app, registar-te e activar um método de pagamento através da app. O desconto será aplicado automaticamente.