O declínio permanente da Yahoo. A culpa é da CEO Marissa Mayer?


A Yahoo já foi considerada uma das gigantes da Internet. Era maior do que a Google ou o Facebook. Eram pioneiros. Mas desde há uns anos que tudo isso mudou. A empresa fundada em 1994 por Jerry Young e David Filo perdeu, pura e simplesmente, visão.

A Yahoo é bastante rentável. Até Junho de 2015 era o quarto site com o maior número de visitas diárias a nível global. O problema é que a Yahoo! não é vista como inovadora, antes pelo contrário. Ela não foi capaz de se antecipar e perceber que o modelo portal não era adequado para ser utilizado com smartphones. Tomou más decisões em relação a produtos que poderiam ser um sucesso. Um exemplo claro é a falta de visão em relação ao Flickr. o serviço de fotografias que teria tudo para competir com o Instagram.

Muitos analistas culpam a atual CEO Marissa Mayer do estado das coisas. Esta gestora fez uma carreira brilhante na Google, e a sua chegada à Yahoo foi vista com bons olhos. Passados três anos a boa vontade dos accionistas desapareceu. Mayer prometeu “um foco renovado na inovação do produto de modo a melhorar a experiência do utilizador e aumentar as receitas publicitárias”. Isso não aconteceu. A empresa tem feito várias experiências sem conseguir chegar ao produto ou app que fosse um sucesso incontestável.

Alguns accionistas já falam vender o core business da empresa, ou seja, o Yahoo.com, e ficar apenas com a lucrativa participação na Amazon chinesa, o AliBaba. Não restam muitas opções a Marissa Mayer, ou ela dá a volta rapidamente à empresa, ou será despedida.

Texto: Vasco Napoleão/Hoje

Aprofundar

Yahoo’s ‘seemingly permanent decline’: is this the end for the once-mighty firm? (Sam Thielman/The Guardian): Is Yahoo approaching its final yodel? The tech company is reportedly in talks to spin off its core business, as well as whether to finally divest its remaining stake in Chinese e-commerce company Alibaba, the latter fabulously lucrative, the former … well, not so much.

Is Marissa Mayer to blame for Yahoo’s failed comeback? (Dan Frommer/Quartz): One of the most active debates in tech right now is how much Yahoo CEO Marissa Mayer is to blame for her company’s continued stagnation.