O declínio permanente da Yahoo. A culpa é da CEO Marissa Mayer?


 

A Yahoo já foi considerada uma das gigantes da Internet. Era maior do que a Google ou o Facebook. Eram pioneiros. Mas desde há uns anos que tudo isso mudou. A empresa fundada em 1994 por Jerry Young e David Filo perdeu, pura e simplesmente, visão.

A Yahoo é bastante rentável. Até Junho de 2015 era o quarto site com o maior número de visitas diárias a nível global. O problema é que a Yahoo! não é vista como inovadora, antes pelo contrário. Ela não foi capaz de se antecipar e perceber que o modelo portal não era adequado para ser utilizado com smartphones. Tomou más decisões em relação a produtos que poderiam ser um sucesso. Um exemplo claro é a falta de visão em relação ao Flickr. o serviço de fotografias que teria tudo para competir com o Instagram.

Muitos analistas culpam a atual CEO Marissa Mayer do estado das coisas. Esta gestora fez uma carreira brilhante na Google, e a sua chegada à Yahoo foi vista com bons olhos. Passados três anos a boa vontade dos accionistas desapareceu. Mayer prometeu “um foco renovado na inovação do produto de modo a melhorar a experiência do utilizador e aumentar as receitas publicitárias”. Isso não aconteceu. A empresa tem feito várias experiências sem conseguir chegar ao produto ou app que fosse um sucesso incontestável.

Alguns accionistas já falam vender o core business da empresa, ou seja, o Yahoo.com, e ficar apenas com a lucrativa participação na Amazon chinesa, o AliBaba. Não restam muitas opções a Marissa Mayer, ou ela dá a volta rapidamente à empresa, ou será despedida.

Texto: Vasco Napoleão/Hoje

Aprofundar

Yahoo’s ‘seemingly permanent decline’: is this the end for the once-mighty firm? (Sam Thielman/The Guardian): Is Yahoo approaching its final yodel? The tech company is reportedly in talks to spin off its core business, as well as whether to finally divest its remaining stake in Chinese e-commerce company Alibaba, the latter fabulously lucrative, the former … well, not so much.

Is Marissa Mayer to blame for Yahoo’s failed comeback? (Dan Frommer/Quartz): One of the most active debates in tech right now is how much Yahoo CEO Marissa Mayer is to blame for her company’s continued stagnation.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.