O Facebook criou um novo formato de post: colagens


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Chamam-se colagens e é um novo formato de post que permite juntar múltiplas fotos e vídeos para contar uma história. O resultado é uma espécie de mini-álbum fotográfico em que as várias imagens aparecem umas aos lado das outras, organizadas num layout agradável.

Aqui está um exemplo. E aqui encontras outro.

Estão disponíveis apenas no iOS, mas vão chegar ao Android no próximo ano. Sim, só podes fazer colagens através do telemóvel, não do computador (pelo menos, para já).

 

Com esta nova funcionalidade, o Facebook vai vasculhar o teu telemóvel à procura de fotos e vídeos que possam ser transformados numa colagem, com base na localização e no tempo dos mesmos. Na verdade, quando estás a fazer um post e clicas no botão de fotos, vais ver colagens automaticamente criadas, que podes reajustar antes de partilhar. Também podes criar tu mesmo colagens, escolhendo as fotos ou vídeo que queres anexar e definindo um título.

fbcollages_02

“Quer estejas numas férias, num concerto ou apenas com amigos, as colagens são uma excelente forma de partilhar com amigos e familiares que não estão lá”, escreve a equipa do Facebook no blogue.

Com as colagens e os livestreams, o Facebook está a diversificar as formas que os seus utilizadores têm para partilhar momentos das suas vidas. Com essa diversificação é preciso redesenhar o botão de partilha nas apps móveis e é isso mesmo que o Facebook está a testar:

fbcollages_03

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!