O que é que andámos a “googlar” neste 2015?


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Todos os anos, a Google revela-nos quais foram os assuntos mais pesquisados pelos internautas nos últimos 12 meses. Este 2015 que agora termina não é excepção, pelo que os principais momentos e tendências foram já reunidos no microsite google.com/2015.

O top de pesquisas vem acompanhado do tradicional vídeo que nos mostra como foi o ano na perspectiva da Google. É um olhar bem mais sério e menos millennial que o do YouTube.

As pesquisas no Google refletem, normalmente, tendências de interesses em todo o mundo. O google.com/2015 diz-nos que os ataques a Paris estão entre os tópicos mais pesquisados, ao lado da depressão da estrela de NBA Lamar Odom, da mudança de sexo de Caitlyn Jenner e da sétima arte.

Neste campo, estão em destaque não só os filmes American SniperJurassic World, como também o documentário Straight Outta Compton, sobre o colectivo de hip hop Niggaz Wit Attitude (N.W.A), do qual Dre e Ice Cube fizeram parte entre 1986 e 1991. Destaque ainda para o jogo Agar.io. Eis a lista completa:

  1. Lamar Odom
  2. Jurassic World
  3. American Sniper
  4. Caitlyn Jenner
  5. Ronda Rousey
  6. Paris
  7. Agar.io
  8. Chris Kyle
  9. Fallout 4
  10. Straight Outta Compton

A Google contabilizou mais de 897 milhões de pesquisas sobre Paris, que sofreu dois ataques terroristas este ano: o massacre ao jornal satírico Charlie Hebdo em Janeiro e o ataque terrorista de 13 de Novembro. A importância da capital francesa neste 2015 é ainda mais evidente quando olhamos para os tópicos noticiosos mais pesquisados:

  1. Charlie Hebdo
  2. Paris
  3. Hurricane Patricia
  4. Isis
  5. Nepal
  6. El Chapo
  7. Greece
  8. Baltimore Riots
  9. San Bernardino
  10. Hurricane Joaquin

googleyearinsearch15_02

Na tecnologia, destacou-se este ano:

  1. iPhone 6S
  2. Samsung Galaxy S6
  3. Apple Watch
  4. iPad Pro
  5. LG G4
  6. Samsung Galaxy Note 5
  7. Samsung Galaxy J5
  8. HTC One M9
  9. Nexus 6P
  10. Surface Pro 4

Aqui encontras as listas globais de tendências do Google Search neste 2015.

Em Portugal, as pesquisas mais populares foram sobre o Netflix, o Charlie Hebdo, o jogo Agario, o reality show Desafio Final 3 da TVI, o iPhone 6S, os filmes Velocidade Furiosa 750 Sombras de Grey, o falecimento do actor Nuno Melo e da actriz Maria Zamora e o Windows 10. Podes consultar as listas portuguesas aqui.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.