O rebranding do Channel 4 é uma referência que deves guardar


 
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O design faz-se com referências. Quanto mais vemos e absorvemos, mais bases e competências criativas ganhamos para as nossas criações, permitindo-nos criar novas abordagens. O rebranding do britânico Channel 4, no final do Verão, é destas referências que deves guardar.

Lançado em 1982 no Reino Unido, o Channel 4 é uma estação pública de televisão, fundada comercialmente. Para além do Channel 4, o grupo detém mais cinco canais “4”: o E4, o More4, o Film4, o 4seven e o 4Music. Ao contrário dos principais concorrentes, a BBC e a ITV, o Channel 4 não tem produção doméstica; todos os conteúdos dos seis canais chegam de produtoras externas.

A programação varia desde sitcoms a documentários ou reallity-show (foi o Channel 4 que lançou o Big Brother no Reino Unido). O Channel 4 tem o seu próprio estúdio criativo, chamado 4Creative – que, aliás, desenvolveu esta nova identidade.

O 4Creative não fez o rebranding do Channel 4 sozinho. Contou com a ajuda de uma série de estúdios londrinhos: os estúdios DBLG e SQUA para o conceito e identidade da marca, a agência Brody Associates para a tipografia e o videógrafo Jonathan Glazer para os separadores do canal.

A nova identidade do Channel 4 mantém a essência do icónico logo desenhado por Lambie-Nairn e revelado em 1982, aquando da estreia do canal. Na sua nova imagem (mais divertida, surpreendente, desafiadora e colorida), o Channel 4 adopta a tendência de flat design e mantém o mesmo conceito de “blocos soltos”, explorando-a ainda mais nas animações durante a emissão.

O renovado logo do Channel 4, que foi revelado no final de Setembro de 2015, funciona bem nas várias possíveis aplicações, como podes verificar no vídeo e nas imagens seguintes:

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A Brody Associates desenhou duas tipografias especificamente para o canal: a Horseferry procura reflectir o carácter vincado, disruptivo, afiado e desafiador do Channel 4 enquanto instituição britânica única; já a Chadwick tenta transparecer a natureza moderna, limpa, funcional e informativo do trabalho da estação enquanto serviço público.

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Para mais detalhes sobre o rebranding do Channel 4, podes consultar o site do 4Creative e ler ainda este comunicado de imprensa. De seguida, tens o vídeo de apresentação da identidade:

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!