Peixe: Avião apresentam ‘Peso Morto’, o seu próximo álbum


Os nortenhos Peixe:Avião vão lançar o seu quarto álbum já em Fevereiro. O título já está escolhido, Peso Morto, e o primeiro single chama-se “Quebra”. Conhecidas são também as datas dos concertos de apresentação: dia 6 no Rivoli; dia 18 no Lux; e dia 20 no Theatro Circo de Braga.

Revelada em Julho, “Quebra” é o primeiro avançado do novo disco, cujas pedras basilares são “a subversão do formato canção, o recurso a uma instrumentação de caraterísticas cada vez mais singulares e a exploração de uma lírica simultaneamente abstrata e introspectiva”, de acordo com uma nota de imprensa.

No mesmo comunicado, os Peixe:Avião explicam que Peso Morto segue a trajetória de exploração de novas abordagens sonora iniciada nos trabalhos anteriores, nomeadamente o terceiro disco, de título homónimo, editado em 2013. Desde então, o quinteto bracalense compôs banda sonora para o clássico Ménilmontant, filme de 1929 de Dimitri Kirsanoff, após encomenda do festival internacional de cinema Curtas Vila do Conde, com reposição no Teatro Maria Matos em Lisboa.

Peso Morto, com data de lançamento prevista para Fevereiro do próximo ano, foi composto durante este ano. Os concertos de apresentação deste trabalho vão acontecer dias 6, 18 e 20 do mesmo mês, respectivamente, no Rivoli (Porto), no Lux (Lisboa) e no Theatro Circo (Braga).