Radbahn: a primeira ciclovia sustentável e inteligente de Berlim


Um percurso livre de trânsito e do stress matinal, protegido da chuva e de rápido acesso e mobilidade. São estes os objectivos do Radbahn, um projecto que dará vida à primeira ciclovia totalmente coberta em Berlim.

Com uma extensão total de 9 quilómetros, a ciclovia vai ser desenvolvida por baixo de um dos viadutos mais antigos e conhecidos da cidade, o U1, hoje utilizado apenas para estacionamento.

radbahn_02

Berlim tem um enorme potencial para se tornar numa das cidades mais bike friendly da Europa e, com esta iniciativa, pretende-se dinamizar ainda mais este meio de transporte e oferecer melhores condições de circulação aos habitantes, nomeadamente entre os locais de residência e de trabalho.

Durante o percurso, os alemães poderão encontrar zonas de descanso, alguns cafés e até uma espécie de estações de serviço que vão disponibilizar assistência técnica e um serviço de aluguer de bicicletas. O objectivo passa igualmente por incorporar a natureza na rotina da população. Assim, vão ser criadas várias zonas verdes – uma verdadeira “cortina verde”, como apelidam – e hortas urbanas. À semelhança de todas as estradas, esta ciclovia vai também ser equipada com semáforos e placas informativas.

radbahn_03

radbahn_04

Mas a grande novidade assenta na sua componente tecnológica. Toda a energia necessária para iluminação e outras instalações no Radbahn será proveniente de um material instalado na superfície, sensível à pressão, que vai transformar o atrito dos pneus dos ciclistas em eletricidade.

radbahn_05

O Radbahn apresenta-se assim como uma alternativa claramente sustentável e amiga do ambiente que deverá, futuramente, servir de inspirações para outros países.

radbahn_06

Texto de: Filipa Barbosa
Editado por: Mário Rui André