Uma incrível foto da Terra a “nascer” na Lua


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Uma das mais icónicas fotos tiradas do Espaço é uma imagem da Terra a “nascer” na Lua, captada pela missão Apollo 8, em 1968. Esta semana, a NASA lançou uma incrível nova versão deste tipo de fotos, desta vez produzida pela Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), uma nave que tem estado a estudar o satélite natural terrestre desde 2009.

Esta foto é o resultado da combinação de várias pequenas fotos captadas 12 de Outubro, quando a LRO estava na cratera Compton, 134 km acima da superfície lunar. A câmara NAC (Narrow Angle Camera) fez imagens em alta resolução e a preto-e-branco, enquanto que a WAC (Wide Angle Camera) produz imagens de baixa resolução mas as cores.

De acordo com a NASA, a imagem final foi sujeita a correcção de cor para que criar uma fotografia que melhor representasse aquilo que veríamos se estivessemos a bordo da nave espacial.

Com a LRO prevista para terminar em 2017, esta pode ser uma das últimas fotos do “nascer” da Terra que vamos ver até que a NASA envie uma tripulação para a órbita da Terra em meados da década de 2020.

Fica com a foto de 1968:

earthrise1968

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!