Volkswagen remove assinatura “Das Auto” por considerar ofensiva


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A assinatura “Das Auto” (que, em português, signifca “o carro”) tornou-se icónica no mundo publicitário, apesar de ser utilizada apenas desde 2007 pela Volkswagen. Funciona como uma espécie de ponto final nos anúncios da fabricante alemã e está espalhada por todo o mundo.

Agora, depois do escândalo que rebentou depois do Verão, a Volkswagen considera o “Das Auto” uma expressão de arrogância e pretensiosismo. A marca quer adoptar uma postura bem mais humilde e modesta perante o consumidor e esse esforço vai obviamente reflectir-se na publicidade.

Daqui adiante, sempre que o logótipo da Volkswagen num anúncio, ouviremos apenas “Volkswagen”. “Sempre que o nosso logo aparecer no futuro, ele será suportado pela nossa nova assinatura de marca, ‘Volkswagen’”, disse um representente da empresa alemã à Reuters. “O slogan vai ser implementado, pouco a pouco, pelo mundo inteiro.”

A Volkswagen tem vindo a mudar desde que a fraude das emissões foi descoberta, questionando toda a credibilidade da empresa. Entre outras alterações, foram contratadas três empresas de relações públicas para ajudar a gigante a lidar com o problema: a alemã Hering Schuppener, a britânica Finsbury e a norte-americana Edelman e Kekst.

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