‘Youth’ foi o grande vencedor dos European Film Awards 2015


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

O filme Youth foi o grande vencedor dos European Film Awards 2015, que tiveram lugar este fim de semana em Berlim. O mais recente filme de Paolo Sorrentino, que, em 2014, viu o seu The Great Beauty a ganhar o Globo de Ouro e Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, levou desta vez o galardão de Melhor Filme Europeu, do ano bem como o de Melhor Realizador.

O drama, uma obra sobre a crise de idade e artística com a beleza cinematográfica a que Sorrentino já nos habituou, levou recebeu também o prémio de Melhor Actor, entregue a Michael Caine que, em 2001, já havia sido nomeado para este prémio, na altura pelo filme Last Orders.

O prémio de Melhor Actriz foi para Charlotte Rampling pela sua prestação em 45 Years, filme com estreia marcada para 31 de Dezembro em Portugal. A Pigeon Sat on a Branch Reflecting on Existence, de Roy Andersson, saiu-se distinguida como Melhor Comédia Europeia do ano.

Já o Melhor Argumento foi para Yorgos Lanthimos e Efthymis Filippou pelo filme inglês The Lobster. A dupla de argumentistas gregos que costuma trabalhar junta é a mesma de Dogtooth, produção grega nomeada ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011. Amy, documentário sobre a falecida Amy Winehouse, foi também reconhecido nestes European Film Awards com o prémio de Melhor Documentário. Mustang, filme francês dirigido pela turca Deniz Gamze Ergüven, que tinha sido nomeado para Melhor Filme, ganhou “apenas” o prémio Melhor Revelação.

De recordar que As 1001 Noites, do português Miguel Gomes, já havia sido distinguido com o prémio de Melhor Design de Som (que no filme português esteve a cargo de Vasco Pimentel e Miguel Martins) em Outubro, altura em que foram anunciados os vencedores nas categorias técnicas.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!