5 séries de animação para quem está cansado dos ‘Simpsons’


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Estás farto daquele velho clichê de uma família disfuncional, liderada por um pai que, tudo aquilo em que toca acaba por desabar e destruir a sua pequena cidade no meio de nenhures? Precisas de algo que nos próximos 20 minutos traga uma lufada de ar fresco às tuas gargalhadas?

Preparámos-te uma lista de séries para veres enquanto finjes que estudas (…ou que trabalhas)!

Archer

5alternativassimpsons_02

Pensa no James Bond. Agora imagina-o mais engatatão, com um sentido de humor mais grotesco, mas que, ainda assim, a única coisa que o faz distrair das suas missões enquanto espião da agência ISIS (International Secret Intelligent Service) são as mulheres… Ok, neste ponto ele é tal e qual o James Bond.

Mergulha no universo de uma agência de espiões onde o caos e a sexualidade reinam. A manda-chuva desta agência é Malory Archer, mãe de Sterling Archer. O engraçado, na relação destas duas personagens, é que Sterling tem um enorme complexo de Édipo, revelando uma estranha atracção pela sua mãe, que o acompanha sempre nas suas demandas eróticas.

Archer tem 6 temporadas. A 7ª vai estrear este mês. Podes vê-la em Portugal na FOX Comédia; não está a ser transmitida neste momento.

Bob’s Burgers

5alternativassimpsons_03

Bob Belcher sempre teve o sonho de ter uma hamburgueria, sonho esse que acabou por realizar, mas não com muito sucesso. A série começa com a re-re-re-abertura do restaurante, numa tentativa quase sempre sabotada de ter o melhor sítio da cidade. Acompanhado pela sua mulher, Linda e os seus três filhos, Tina, Gene e Louise, Bob procura sempre trazer o melhor para a sua família, se bem que na sua perspectiva, melhor significa todos trabalharem no restaurante, reflectindo assim nas crianças a sua própria infância, em que teve que trabalhar no estabelecimento de hambúrgueres do pai.

Uma série que te vai deixar encantado pela bela animação, pelo subtil sentido de humor e pela enorme empatia que se cria com cada uma das personagens.

Com Bob, percebemos o quão frustrante é esforçarmo-nos tanto por algo que tende sempre a fracassar. Linda relembra aquela pessoa com uma pitada de loucura e extravagância que reside em todos nós. Tina representa uma peculiar rapariga de 13 anos que luta constantemente com os amores e desamores de uma pré-adolescente amante de ficção erótica, zombies e… rabos. Gene, o filho do meio, é o artista da família, apaixonado por fazer música com puns e dar ritmo à família. Por fim, temos Louise, a mais nova da família, fria e interesseira, mas que apesar do seu lado escuro, nem sempre consegue evitar ser uma coração de manteiga e a preferida do pai.

Bob’s Burgers tem 5 temporadas já estreadas. A 6ª chega este mês. Também pertence à FOX; em Portugal, é exibida na FOX Comédia.

Rick And Morty

5alternativassimpsons_04

Quando o conceito de mad scientist culmina com um enorme humor satírico, nasce Rick. Um velho, alcoólico, que luta constantemente contra o sistema, vê no seu neto Morty, uma possibilidade de o educar a pensar fora da caixa. O problema é que Morty não é o que poderíamos chamar de inteligente. Ainda assim, Rick leva Morty em aventuras espaciais, para universos paralelos sempre com as missões mais absurdas. Cada episódio transporta-nos para realidades e universos com têm uma presença predominante de órgãos genitais.

Num confrontar com os limites da ciência, Rick And Morty adopta um humor bastante negro, que pode ferir a susceptibilidade de alguns, e agradar a muitos outros, é sem dúvida uma série que recomendamos, porque se gostarem, torna-se um amor incondicional.

Com 2 temporadas já completas, Rick And Morty está a caminho da 3ª. Não é transmitida em Portugal.

Bojack Horseman

5alternativassimpsons_05

Imagina Hollywood mas com umas cores mais reluzentes e em que grande parte das personagens são animais antropomórficos. Claro que também há humanos, porém a série centra-se em Bojack Horseman, uma estrela de Hollywood de uma sitcom americana, Horsin’ Around, dos anos 1990. Ao fim de tantos anos, Bojack vê-se confrontado com a realidade de já não estar na ribalta e procura, assim, voltar a dar algo ânimo à sua carreira enquanto actor. Um rezingão de primeira classe, vive num misto de melancolia e frustração, acabando sempre por afastar todos os que o tentam ajudar.

Podes ver a 1ª (e única) temporada de Bojack Horseman no Netflix (é, aliás, um original Netflix) e acredita: não te vais arrepender de ver esta série, que é mais um drama do que propriamente uma comédia.

South Park

5alternativassimpsons_06

Esta é daquelas séries que dispensa apresentações. É exibida desde 1997 e desde então tem marcado como uma das séries mais irreverentes no que toca a criticar a actualidade e os estereótipos dos Estados-não-assim-tão-Unidos da América. Isto porque South Park, uma cidade no Estado do Colorado, parece viver numa realidade completamente diferente, onde Eric, Kyle Stan e Kenny, quatro jovens do 4º ano, estabelecem uma relação de amizade – tirando o facto do Eric não gostar do Kyle por ser judeu. Kenny, para além de não se perceber nada do que ele diz porque anda sempre com o gorro do casaco apertado, está quase sempre a morrer… E Stan é simplesmente um rapaz normal, sem algo que o torne tão peculiar como os seus amigos.

South Park já teve 19 temporadas, estando prevista a 20ª. é emitida na SIC Radical.

Tens alguma série de animação preferida que não foi aqui referida? Podes deixar os teus comentários.

Texto de: João Carvalho
Editado por: Mário Rui André

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!