8 ½ Festa do Cinema Italiano regressa a Lisboa e abre com ‘Tales of Tales’


Em 2016, a 9ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano inaugura em Lisboa, de 30 de Março a 7 de Abril, apresentando o melhor do cinema produzido em Itália aliado à experiência daquilo que é ser-se italiano, através de momentos de cultura e de lazer apetecíveis que marcam a agenda cultural da cidade.

Para além de decorrer, como habitualmente, no Cinema São Jorge, onde no ano passado contou com 11 000 espectadores, o festival realiza-se, este ano pela primeira vez, nos Cinemas UCI do El Corte Inglés, com uma programação especial. Segundo Stefano Savio, diretor do 8 ½, “com esta presença, procuramos chegar a pessoas que, por vezes, estão distantes do circuito dos festivais de cinema e que desejamos integrar no nosso público e no espírito da Festa”.

O filme de abertura da 9ª edição do festival é a aguardada ante-estreia, em parceria com a NOS Audiovisuais, de Il Racconto dei Racconti (Tales of Tales), de Matteo Garrone, realizador dos premiados Gomorra e Reality. O filme, que concorreu à Palma de Ouro do Festival de Cannes 2015, é inspirado nos contos de fadas clássicos italianos e conta com um elenco de excepção, onde se destacam Salma Hayek, Vincent Cassel e Toby Jones, nos papéis principais.

A Festa do Cinema Italiano faz também uma homenagem a Ettore Scola, um dos grandes mestres do cinema italiano, falecido no passado dia 19 de Janeiro e cujo último filme, How Strange to be Named Federico foi exibido em ante-estreia na edição passada do festival. Scola assinou alguns dos filmes mais icónicos da cinematografia transalpina, obras-primas como o vencedor do prémio Cesar We All Loved Each Other So Much, o enorme sucesso de público Ugly, Dirty and Bad, e os nomeados aos Oscars e à Palma de Ouro de Cannes: A Special Day, La Terrazza e The Family.

Destaque ainda para o espaço que a Festa do Cinema Italiano dá regularmente aos grandes sucessos internacionais da sua cinematografia. Após exibir, nas passadas edições filmes como The Leopard e Cinema Paradiso, este ano, apresenta uma nova versão, digital, de um dos filmes mais amados pelo público português, vencedor de três Óscars Life Is Beautiful, de e com Roberto Benigni.  

8meiofestacinemaitaliano_02

Outra das novidades da edição de 2016 é a expansão da Festa por um número ainda maior de cidades portuguesas, que expressa o evidente crescimento e ambição da organização. O encantamento, a surpresa e as maravilhas de Itália acontecem assim, para além de Lisboa, em Cascais, de 15 a 17 de Abril, Coimbra, de 18 a 20 de Abril, Porto, de 21 a 24 de Abril e Loulé, de 12 a 14 de maio, Caldas da Rainha, de 13 a 15 de Maio, entre outras, cujas datas serão anunciadas em breve.  Simultaneamente, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano reforçará a presença em vários países lusófonos, sendo de destacar o forte crescimento no Brasil, onde, para além de Porto Alegre, estará em mais seis cidades. 

De salientar ainda as actividades paralelas que fazem parte da tradição do festival, nomeadamente: Festa de Abertura, sempre divertida e surpreendente, Rota dos Sabores, um roteiro dos melhores representantes da gastronomia italiana em Lisboa, selecionados pela Festa do Cinema Italiano, impulsionando o conhecimento da riqueza dos sabores de Itália e com descontos para os espectadores do festival; Italiano per Principianti, aulas de introdução à língua italiana temáticas e em locais emblemáticos; o sempre esgotado Cine-Jantar, um evento onde o cinema é aliado à gastronomia e Piccolini, a secção dedicada aos espectadores mais pequenos, com filmes e atividades didáticas, que regressa pela segunda vez à Festa do Cinema Italiano, após o grande sucesso na edição do ano passado. Para além destas, estão ainda previstas outras atividades ligadas à moda, música, artes plásticas.

Os bilhetes têm um preço a partir dos 4 euros e serão anunciadas mais novidades nas próximas semanas, que podem ser também acompanhadas no site festadocinemaitaliano.com e na página de Facebook do eventoO 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um festival de cinema organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, é uma parceria estratégica CML/EGEAC e uma co-produção com o Cinema São Jorge.