A Movi é uma câmara portátil que faz o trabalho de várias. Serve para livestreams


Quem há uns anos quisesse transmitir algo em directo via net não tinha grandes alternativas além do Livestream. Este, a par do Ustream, foi um dos pioneiros do livestreaming, mas não ganhou força no mundo móvel e instantâneo de hoje, onde nasceram serviços como o Meerkat, o Periscope ou o Facebook Live. Todavia, o Livestream parece querer ficar revelevante novamente.

Lançou a Movi, uma câmara que cabe na palma na tua mão e que te permite filmar com uma resolução 4K e de vários ângulos em simultâneo, transmitindo tudo em directo no Livestream. A edição do vídeo é feita por ti, realizador, na app da Movi para iPhone (sim, iOS apenas por agora).

Parece-te complicado? Nada disso. Bem, primeiro colocas a Movi onde queres e abres a app no teu iPhone. A câmara vai automaticamente detectar caras e movimento no seu campo de visão e dar-te 9 diferentes ângulos da mesma cena, de diferentes ângulos de visão.

A Movi é apenas uma câmara, pelo que a ilusão de que está a captar diferentes perspectivas é feita pelo zoom e pela lente de 150º. Tu mesmo podes definir manualmente os ângulos que pretendes, para o caso de alguma das 9 sugestões da Movi não te agradar – um foco no vocalista de uma banda num concerto ou uma aproximação a cada um dos oradores de uma conferência, por exemplo. Se preferires um resultado mais profissional (e tiveres disponibilidade financeira para tal), podes usar duas ou mais Movis. Cada câmara custa cerca de 400 dólares.

livestreammovi_02

Todo o trabalho de edição e transmissão é feita na app. A Movi está integrada no serviço de livestreaming do próprio Livestream (são 10 dólares por mês), mas podes simplesmente usar a câmara para gravar um vídeo no cartão microSD de 16 GB incluído ou no teu iPhone para partilhar depois no Facebook ou YouTube, por exemplo.

A Movi pesa cerca de 130 gramas, tem 2,5 polegadas na diagonal, suporta Wi-Fi e Bluetooth, e vem com um microfone incorporado (mas existe porta para um microfone externo). Grava tecnicamente em 4K, ou seja, é essa a resolução se não usares a multi-câmara; na realidade, o vídeo deverá ser 720p. A bateria deverá durar apenas uma hora, pelo que se precisares de gravar durante mais tempo terás de a ligar à corrente ou comprar o Movi Boost, um acessório que oferece 10 horas extra.

livestreammovi_03

Chega em Abril a câmara. Se fizeres a pré-reserva agora, custa-te metade do preço, ou seja, 200 dólares. A Movi está a ser mostrada na CES, a feira tecnológica em curso em Los Angeles.