Afinal, qual a audiência das séries do Netflix? Executivo da NBC diz ter a resposta


Um executivo da NBCUniversal surpreendeu, esta quarta-feira, os jornalistas presentes numa apresentação sobre os desafios da medição das audiências televisivas. Alan Wurtzel revelou aquelas que consideram ser as visualizações de algumas séries do Netflix e também da Amazon. Dados que nenhuma destas empresas revela em público.

Na verdade, o Netflix (e a Amazon) sempre fez questão de manter secretismo em torno do número de espectadores das suas séries. Pelo contrário, as estações televisivas tradicionais, como a NBC, têm semanalmente esses dados tornados públicos por empresas como a Nielsen, o que acaba por mexer com todo o mercado publicitário, por exemplo.

O Netflix joga com uma fortíssima equipa de relações públicas, um esforço que se traduz no visível mediatismo de que muitas das suas séries acabam por beneficiar. Através daquilo a que apelida de “confirmação da realidade Netflix”, Alan Wurtzel apelou, na sua intervenção, a um maior rigor por parte jornalistas quando escrevem sobre o impacto das plataformas digitais no negócio de TV tradicional. “A noção de que eles estão a substituir a TV tradicional pode não ser bem exacta”, frisou, segundo a Variety.

Wurtzel revelou ratings aproximados do serviço de streaming, medidos pela empresa de tecnologia Symphony durante o período entre Setembro e Dezembro do ano passado:

  • Jessica Jones, série da Marvel, teve uma média de 4,8 milhões de espectadores;
  • Narcos, drama sobre o cartel de droga de Pablo Escobar, angariou 3,2 milhões;
  • Master of None, comédia protagonizada por Aziz Ansari, chegou a 3,9 milhões.

Orange Is The New Black teve apenas 644 mil espectadores durante esse período. É um número baixo, mas há que lembrar que esta série já vai na sua 3ª temporada (os 3 exemplos anteriores foram estreias) e que esta foi lançada em Junho. Contudo, o Netflix disse, em tempos, que Orange Is The New Black era a sua série mais popular.

O executivo da NBC deu ainda dados relativos ao Man in the High Castle da Amazon: 2,1 milhões de espectadores no período analisado (de Setembro a Dezembro do ano passado).