Afinal, quanto custa o Oculus Rift? (Pré-venda já arrancou!)


Estamos à espera dele desde 2012. O Oculus Rift está finalmente aí em formato de pré-venda. O preço também já é conhecido: 599 dólares. Quem encomendar agora, vai começar a receber em Março. O Oculus Rift são os óculos de realidade virtual da Oculus, empresa detida pelo Facebook.

Pré-encomendar o Rift não significa que vais gastar os 599 dólares agora. A Oculus só te vai cobrar quando começar a enviar as encomendas, isto é, a partir de 28 de Março. “As pré-encomendas do Rift são diferentes da maioria da indústria de jogos”, escreveu o co-fundador da Oculus Palmer Luckey no Twitter. “Não vamos prender as pessoas a pré-encomendas meses antes de as reviews saírem.”

Dentro da caixa do Oculus Rift vem, para além dos óculos, um comando Xbox One, um detector de movimentos e ainda o Oculos Remote. O Oculus Remote é um comando que te vai permitir mexer na realidade virtual, explorando a loja de conteúdos Oculus, explorando vídeos 360º na plataforma Oculus Video ou movimentando-te nos jogos que estarão disponíveis para os óculos. (O Oculus Touch chega mais tarde, este ano.)

oculusriftprevenda_02

O Oculus Rift tem dois ecrãs AMOLED, especificamente concebidos para experiências de realidade virtual, e usam a tecnologia IR LED, com baixa latência, para controlar a orientação e a posição em 360º. Um sistema de audio está integrado no equipamento, que vem também com um microfone.

A pré-venda do Rift está aberta em 20 países, Portugal não incluído.

oculusriftprevenda_03

Oculus Rift não funciona com todos os PCs

Para usar o Oculus Rift vai ser obrigatório um computador que cumpra determinados requisitos. São eles:

  • placa gráfica Nvidia GTX 970 / AMD 290 equivalente ou superior
  • processador Intel i5-4590 equivalente ou superior
  • memória RAM de 8GB ou superior
  • saída HDMI 1.3
  • duas portas USB 3.0
  • Windows 7.1 Service Pack 1 ou uma versão mais recente

Em Fevereiro, a Oculus vai iniciar as pré-vendas por 1 4999 dólares de um conjunto que inclui o Rift e um PC compatível com os óculos. Contudo, tu mesmo vais poder comprar, em separado, computadores que funcionem com o Rift – terás apenas de olhar para o autocolante “Oculus Ready PC”.

Oculus Rift gratuito para os primeiros apoiantes

A Oculus surgiu em 2012 com uma campanha de Kickstarter, na qual os contribuidores recebiam um primeiro protótipo dos óculos chamado DK1. Todos os apoiantes dessa campanha vão receber agora, de forma gratuita, uma unidade da versão final do Rift.

oculusriftprevenda_04