Máquinas que encomendam detergente por ti? São quase uma realidade

A Whirpool vai apresentar novos electrodomésticos que comunicam contigo

Se há coisas em que os equipamentos eletrónicos estão a melhor cada vez mais é em fazer as coisas de forma automática e sem a necessidade de o ser humano mexer uma palha. Presente na Consumer Electronic Show, em Las Vegas, a Whirpool vai apresentar uma série de eletrodomésticos capazes de avisar o “dono da casa” quando este estiver a ficar sem detergente para a máquina, permitindo a encomenda com alguns cliques no smartphone.

Lembras-te dos Dash Buttons? Estes pequenos botões podem ser colocados junto de electrodomésticos e utensílios, facilitando a compra de produtos simples como detergente para a máquina ou comida para o cão. A Amazon desenvolveu um serviço de encomendas com base nesses botões – que, passados nove meses, vê novos desenvolvimentos através da Whirpool.

A marca de eletrodomésticos lançou uma app para iOS e Android, chamada Smart Kitchen, que está diretamente ligada tanto aos novos eletrodomésticos como à conta do utilizador na Amazon. Sempre que o detergente da máquina de lavar a loiça, da máquina de lavar a roupa ou da máquina de secar estiver a termina, é emitida uma notificação para o smartphone que permite ao utilizador encomendar mais sem grande esforço.

As máquinas calculam o detergente que ainda resta com base no número de ciclos que realizam, e pelo menos a máquina de levar a roupa e a de secar vão ser vendidas por 1399 dólares cada uma. Este é um processo que poderá ser estabelecido de forma manual – enviar a notificação para o utilizador encomendar mais – ou então de forma automática, sem qualquer tipo de intervenção humana.

Ainda na CES, a Whirpool vai demonstrar mais capacidades da sua app como a integração com os equipamentos da Nest e os seus electrodomésticos, levando a que, por exemplo, o dono da casa seja alertado através do telemóvel na eventualidade de ter deixado o forno ligado quando estiver a sair de casa.