Apps. Quem tem Android saca mais, quem tem iOS paga mais


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

A eterna luta entre os sistemas operativos Android e iOS é feita tanto nas lojas físicas, através da venda de smartphones, como nas lojas de aplicações, que todos os dias recebem novas opções para os utilizadores. Um relatório publicado recentemente pela consultora App Annie mostra que, uma vez mais, os utilizadores de Android são quem mais downloads fazem, mas os programadores de iOS são quem acaba por lucrar mais com as suas aplicações.

Por mais um ano consecutivo, os programadores de iOS voltaram a fazer mais dinheiro com as suas aplicações móveis do que aqueles que apenas fazem aplicações para Android: três quartos de todo o lucro gerado através das apps foi graças à App Store. A grande razão para este crescimento foi o mercado chinês, que ultrapassou o norte-americano para se tornar líder de downloads em iOS.

androidsacaiospaga_02

As maiores exigências por que uma app tem de passar para entrar na App Store, em comparação com o grau de exigência da Google Play, parece resultar num símbolo de confiança para quem tem um iDevice (como um iPhone ou um iPad), que fica assim mais propenso a gastar dinheiro tanto a comprar apps como a fazer as habituais in-app purchases.

Os jogos continuam a ser o tipo de apps que mais downloads gera tanto no Android como no iOS. Em segundo lugar na marca da maçã vêm aplicações destinadas à edição de foto e de vídeo, ao passo que vice-líder do lado do robot verde são as Ferramentas (que incluem provavelmente widgets e outras opções de personalização, algo que existe num número muito mais reduzido em iOS).

androidsacaiospaga_03

Contudo, no que toca aos downloads, não há ninguém que bata a Google. Depois de em 2014 registar um número 60% superior em relação aos downloads feitos por iDevices, os valores de 2015 registam um aumento de 40 pontos percentuais. Ou seja, quem tem um Android tem a tendência a fazer o dobro dos downloads do que quem tem um iPhone, iPad ou iPod. Contudo, importa realçar que existem no mercado um número muito superior de equipamentos com Android, algo que certamente pesa na contagem.

androidsacaiospaga_04

Em 2015 o software da Apple foi responsável por 75% do dinheiro gerado através de aplicações móveis. Neste segmento a marca da maçã tem contado com a preciosa ajuda do mercado chinês, que sozinho foi responsável por um aumento de 20% dos downloads no iOS.

androidsacaiospaga_06

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!