Conhece o Stremio: uma espécie de “Popcorn Time”, só que mais completo


Em parte, a pirataria é a resposta das pessoas ao deficiente modelo de distribuição de conteúdos por parte das produtoras. Não queremos estar dependentes dos timings das salas de cinema, nem dos horários dos canais de televisão. Queremos ser nós a definir quando e onde (leia-se: em que ecrã) ver as nossas séries de eleição e os filmes cujos trailers e sinopses nos entusiasmaram. Somos capazes de pagar por serviços de streaming como o Netflix u o N Play, que têm uma mensalidade simpática e um catálogo vasto. Ou também de comprar conteúdos a vulso no iTunes ou no MEO Videoclube.

No fundo, tanto a pirataria como as plataformas legais oferecem-nos comodidade: filmes e séries em alta definição e legendados, no ecrã da televisão, à distância de um ou dois botões. A diferença entre elas é que, enquanto a pirataria é usada por quem não quer pagar pelos conteúdos ou por quem vê essa via como a única alternativa para os consumir, os sites legais atraem o público que está pré-disposto a recompensar os autores com a sua visualização.

A reacção das grandes distribuidoras e produtoras à crescente popularidade do Popcorn Time foi de anulá-lo aproveitando-se do seu vazio legal, em vez de tentar replicar o seu formato. Com o fim do Popcorn Time no final do ano passado, muitos internautas acostumados à comodidade do serviço perguntaram-se: mas agora como é que vou voltar a ver filmes e séries no computador?

Naturalmente que esses internautas não iriam começar a pagar pelos conteúdos, mas arranjar outras formas rápidas e imediatas de os ter. No ano passado, nasceu um novo projecto na Internet, com uma filosofia semelhante à do Popcorn Time. Chama-se Streamio.

streamio_02

O Streamio é muito mais que uma alternativa ao Popcorn Time. Disponível na forma de app para Windows, OS X e Linux, permite o acesso gratuito e ilimitado a filmes e séries através dos populares torrents, mas as suas funcionalidades alargam-se a canais de YouTube e a TV/rádio em directo.

Para usares o Streamio, precisas de criar uma conta ou de fazer login com o Facebook. Se optares por esta segunda via, as séries e os filmes de que gostas na popular rede social serão importados para o Streamio e convertidos no teu catálogo de conteúdos, acessível na tua “Library”. Podes adicionar novos conteúdos à tua biblioteca, pesquisando na app. O Streamio oferece ainda um calendário com as datas de saídas das tuas séries e filmes de eleição.

Na secção “Board”, verás os últimos vídeos partilhados pelas tuas bandas e artistas favoritos. O Streamio permite também ver canais de TV em directo e ouvir estações de rádio. Há ainda a possibilidade de acedermos directamente a vídeos que tenhamos alojados no nosso computador, o que torna o Stremio numa verdadeira plataforma multimédia.

streamio_03

As séries e filmes no Streamio podem ser vistas com legendas e em alta definição (ou até mesmo 4K). Apesar de a app estar disponível apenas para computadores, podes enviar os conteúdos para o grande ecrã da sala, através de um Chromecast ou Apple TV, ou para um telemóvel/tablet, através da leitura de um QR Code ou da partilha de um link privado.

O Streamio é uma plataforma aberta e, por isso, qualquer pessoa pode criar novos plug-ins, que vão depois dar acesso a mais fontes de conteúdos. Actualmente, o Streamio funciona com o YouTube, o Filmon TV e o Guidebox, entre outros plug-ins.

Podes saber mais sobre o Streamio aqui.