De ‘SWISH’ para ‘Waves’: tudo o que precisas de saber sobre o novo álbum de Kanye West


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

SWISH. Assim deveria chamar-se o próximo álbum de Kanye West mas, mais uma vez (esperemos que a última), o rapper e produtor de Chicago decidiu mudar o nome. Afinal, deverá ser Waves.

Em Março do ano passado, Kanye West anunciou no Twitter que o seu novo trabalho de estúdio iria chamar-se So Help Me God, mas apenas dois meses depois, em Maio, o rapper mudou o título para SWISH. Um nome que se manteve até há bem poucos dias…

Esta quarta-feira, fomos surpreendidos com um novo tweet de Kanye. “Novo título do álbum, WAVES”, escreveu no Twitter, recolhendo mais de 100 mil retweets e de 120 mil favoritos:

A mudança de nome surge numa semana agitada nas redes sociais para Kanye e para o seu novo álbum, cuja data de saída está aparentemente marcada para 11 de Fevereiro. Esta segunda-feira, uns dias antes da mudança de nome, o rapper tinha revelado a suposta tracklist final, que incluía músicas já anunciadas/lançadas: “Wolves”“Real Friends”“No More Parties in LA” e “Fade”. Kayne fez o anúncio através de um tweet onde diz estar contente por ter terminado o “melhor disco de sempre” e onde mostra as faixas escritas num caderno de papel:

Ao todo, o álbum teria 10 faixas:

  1. “Nina Chop”
  2. “Father Stretch My Hands”
  3. “Waves”
  4. “High Lights”
  5. “30 Hours”
  6. “No More Parties in LA (ft. Kendrick Lamar)”
  7. “Fade (ft. Post Malone and Ty Dolla $ign)”
  8. “FML”
  9. “Real Friends (ft. Ty Dolla $ign)”
  10. “Wolves (ft. Sia and Vic Mensa)”

Mas na quarta, quando o nome mudou, também mudou a tracklist. Kayne tweetou a mesma folha de papel, mas agora rasurada e sugerindo envolvimento de Chance the Rapper, Doug E. Fresh e Earl Sweatshirt. No topo, aparece o título Waves, seguido de uma dupla sete a apontar quer para “Waves” quer para “Fearless”, sugerindo que ou o disco vai mudar de nome novamente ou “Fearless” será uma espécie de subtítulo ou nome alternativo.

Waves mantém as mesmas 10 faixas, mas “Nina Chop” aparece riscada, tendo sido ou substituída ou renomeada para “Famous”. E há uma nova entrada na lista: “Ultra Light Beam” na última posição.

O lançamento do álbum está (se não existirem alterações) marcado para 11 de Fevereiro, mas não é o único acontecimento nesse mesmo dia. O rapper deverá apresentar uma nova linha de roupa Yeezy também no dia 11, aproveitando a New York Fashion Week. Mas segundo a Pitchfork, o disco e a colecção vão ser revelados num mesmo evento, a realizar-se no enorme Madison Square Garden, em Nova Iorque. Esse evento deverá transmitido mundialmente, via livestreaming, em várias salas de cinema. No entanto, as informações sobre este evento são ainda muito difusas com as páginas que supostamente vendiam os bilhetes (tickets.kanyewest.com era uma delas) a desaparecerem misteriosamente da Internet.

Será este o álbum do ano? Ou o álbum da vida? A nós cabe-nos esperar e ver o resultado.

Relativamente ao mais recente título escolhido por Kayne West para o seu novo álbum, o grupo de rock Wavves teve algo a dizer…

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!