Esta lâmpada é um verdadeiro canivete suíço


Olha para cima. O que tens no teto? Provavelmente nada mais do que uma lâmpada, que se liga e desliga com recurso a interruptor. Contudo, e tal como tudo que tenha um botão “on” e “off”, a lâmpada evoluiu e em breve vai fazer muito mais do que servir apenas para fins de iluminação. E a Sony está a dar passos nesse sentido.

A empresa apresentou uma lâmpada que é uma autêntica multi-funções. Mais do que, naturalmente, iluminar o espaço em que se encontro, existem também uma série de sensores e luminosidade, de temperatura e de humidade, infravermelhos, e ainda uma coluna e microfone e coluna com vista a comunicar entre pessoas que estão em salas diferentes.

sonymultifunctionallight_02

A lâmpada liga-se por wi-fi à aplicação instalada no smartphone do utilizador é por aí que será controlada. Mas mais do que controlar a luminosidade e as comunicações, pode também comunicar com os restantes equipamentos em tua casa e, por exemplo, ligar o ar condicionado ou a televisão assim que entras na sala. Funciona também como um termostato, leitor de música (tem até um slot para cartões SD) e detetor de movimentos.

Ainda não há qualquer preço anunciado, mas espera-se que esta lâmpada chegue ao mercado japonês na primeira metade de 2016.

sonymultifunctionallight_03