Está na hora de dizer adeus à Motorola


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Em 2014, despedimo-nos da Nokia. Esta ano, vamos assistir ao desaparecimento de uma outra marca que marcou gerações de pessoas e de telemóveis. Até ao final do ano, o nome Motorola vai ser substituído lentamente pelo da empresa-mãe Lenovo.

A revelação foi feita pelo chefe de operações da Motorola, Rick Osterloh, numa entrevista exclusiva ao site CNET, durante a CES. Segundo o executivo, a designação “Moto” que encontramos em telemóveis como o Moto X ou o Moto G vai manter-se para designar a gama “Moto by Lenovo”. O icónico “M” e a forma de asa de morcego também vão continuar. Só mesmo o nome “Motorola” é que vai desaparecer, uma vez que a Lenovo quer unificar tudo sob uma mesma marca.

“Vamos lentamente apagar a Motorola e focar no Moto”, disse Osterloh. A linha Moto é relativamente popular entre os entusiastas de Android, pelo que a associação da mesma à marca Lenovo, a maior fabricante de computadores do mundo, vai permitir-lhe esta ganhar notoriedade no mundo dos telemóveis.

A Motorola, por seu lado, vai ser recordada para sempre. Provavelmente um dos teus primeiros telemóveis tinha o nome desta fabricante norte-americana escrito. Lembras-te do Motorola V3? Em 2012, a Motorola foi comprada pela Google, que a vendeu, dois anos depois, à chinesa Lenovo. Nos últimos anos, a Motorola tem destacado o nome “Moto” em virtude do seu, lançando telemóveis como o Moto X e outros gadgets como o Moto 360 que têm sido elogiados pela imprensa e pelos consumidores.

Acredita-se que os primeiros smartphones lançados sem a marca Motorola devam aparecer no mercado mundial dentro de um ano, e a Lenovo pretende introduzir os aparelhos da linha Moto nos mercados asiáticos. Por outro lado, onde a Lenovo ainda não está presente mas já há Motorola vão ser lançados aparelhos mais baratos da chinesa, denominados Vibe.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.