Este comando da Samsung leva as tuas mãos para dentro da realidade virtual


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Quando os óculos de realidade virtual apareceram, uma das primeiras críticas levantadas tinham que ver com a ausência de relação entre a nossa realidade e essa tal realidade virtual. Na prática, não era possível mexer, tocar ou pegar nos ambientes imersivos criados por esses equipamentos.

Contudo, a Oculus e a Samsung – duas das principais caras do mercado de realidade virtual – andaram nos últimos meses a tentar solucionar esse problema. A Oculus fê-lo com o Oculus Touch, um acessório com um joystick e alguns botões que lembra um comando de consola.

A Samsung apresentou agora a sua ideia: chama-se Rink.

samsunggearvrrink_02

Se o Oculus Touch parece inspirado num comando de PlayStation, o Rink da Samsung assemelha-se, talvez, ao conceito dos comandos das consolas Wii. Na prática, o Rink acompanha o movimento das nossas mãos, traduzindo esses inputs em acções no ambiente virtual.

Parece complicado? Nada disso. É bastante simples, até. Por exemplo, com o Rink vais poder jogar ténis, sentindo-te mesmo num estádio com uma raquete nas mãos. Consegues imaginar onde esta tecnologia nos pode levar? Consegues imaginar o futuro dos videojogos? Mas o Rink também pode ser utilizado para outros efeitos, como escrever num teclado virtual.

samsunggearvrrink_03

O Rink vai estar a ser mostrado na CES, em Las Vegas. Entretanto, o Oculus Touch foi atrasado até à segunda metade deste ano. A HTC e a PlayStation também estão a desenvolver os seus comandos.

Este vídeo mostra-te o Rink em acção:

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!