Este mapa foi feito no Paint e mostra os países à escala da sua população


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

TeaDranks, um utilizador do Reddit, desenhou no Microsoft Paint (sim, leste bem) um mapa mundo, usando a população de cada país como escala. Assim, este mapa mostra como seriam os países se eles fossem representados consoante o número total de pessoas que vivem neles.

Este tipo de mapas é conhecido como cartogramas, isto é, mapas que mostram informação quantitativa mantendo um certo grau de precisão geográfica das unidades espaciais representadas. Há vários tipos de cartogramas, como cartograma de população, cartograma de distância e cartograma de área.

cartogramasteadranks_01

No trabalho de TeaDranks, que teve como base os dados populacionais publicados na Wikipédia, a Ásia domina com dois países extremamente populacionais: a Índia e a China. Por outra lado, a Rússia e o Canadá, os maiores países do mundo em termos de área, aparecerem muito mais pequenos do que são na realidade. Em vez de um qualquer programa complicado de cartografia, TeaDranks usou mesmo o Microsoft Paint, conforme contou ao The Independent.

Podes descarregar uma versão de alta qualidade aqui.

TeaDranks desenhou um outro cartograma, desta vez para mostrar a população em 1900:

cartogramasteadranks_02

Podes descarregar uma versão de alta qualidade aqui.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!