Estes são os filmes desta edição do Sundance que mais queremos ver


É aquela altura do ano outra vez. O momento em que as estrelas dos blockbusters e os realizadores da moda se encontram cara a cara com os filmes indie mais apetecíveis e as mais recentes estrelas alternativas do circuito cinematográfico norte-americano.

É em Park City, Utah, que o espírito independente anda a passear com toda a soltura, tanta que muitas vezes acaba capturado em acordos lucrativos que tornam jovens talentos em activos financeiros debaixo da alçada das produtoras, managers e agentes.

Mergulhámos na panóplia de artigos e críticas que nos chegam do Festival de Cinema de Sundance para escolhermos quais são os filmes que nos deixam mais entusiasmados na edição deste ano e aqueles que mais queremos ver num cinema perto de nós. Conseguimos atravessar clássicos da literatura britânica, lutas de raparigas do yoga contra nazis e mais um filme sobre a alta finança. Sundance insiste em não desapontar quem tem vontade de ver cinema novo.

E perguntamos-te a ti também, o que é que te entusiasmou nesta edição de Sundance?

Equity

Anna Gun (provavelmente conhecem-na de ser a Senhora White na série de sucesso Breaking Bad) protagoniza uma forte investidora que está a levar a cabo uma OPA sobre uma empresa de tech, mostrando o seu punho de ferro numa área de negócio onde os homens ainda costumam ter o poder.

Afinal, esta é uma tendência que está em altas por Hollywood, como as cinco nomeações de The Big Short para os óscares demonstram. Money Monster, de George Clooney, também vai chegar aos cinemas em maio. A finança é um tema sério ao qual nem sempre conseguimos aceder, o que explica o sucesso destes filmes. Começaram com o clássico de culto Wall Street de Oliver Stone e, pelos vistos, não parecem abrandar. Estamos curiosos para saber como este Equity vai correr.

sundance16filmes_02

The Eyes of My Mother

Está a dar que falar em Sundance o novíssimo The Eyes of My Mother e, para regozijo de todos os portugueses, o falatório deve-se em grande parte à interpretação de Kika Magalhães, actriz portuguesa e protagonista do filme que já é classificada como estrela emergente.

O filme, realizado por Nicolas Pesce, vai-nos contando a história de uma família que habita uma quinta distante do resto da sociedade. É durante a ausência do pai que um psicopata submete a mãe e a filha a uma série de perversões.

As comparações com os trabalhos do David Lynch deixam-nos muito entusiasmados acerca deste filme.

sundance16filmes_03

Love and Friendship

Kate Beckinsale e Chloë Sevigny deram nas vistas com esta adaptação de um clássico de Jane Austen. Deram tanto nas vistas que a Amazon acenou com dois milhões para levar o filme aos cinemas.

Com rave reviews acerca do papel de Beckinsale na sua interpretação de Lady Susan Vernon, uma mulher cada vez mais escondida na casa dos seus familiares enquanto se espalham rumores sobre a sua vida amorosa, surgiram afirmações épicas de vários críticos, garantindo que nenhuma actriz compreendeu tão bem os dilemas de Jane Austen como neste filme.

sundance16filmes_04

Yoga Hosers

O realizador Kevin Smith anunciou em Sundace que o fracasso é só um treino para o sucesso. E este filme, algo pateta, mas muito divertido, parece ser parte do seu treino, se lermos as críticas que têm chegado do outro lado do Atlântico.

Uma mistura entre filme de high-school com fantasia disparatada, conta a história de duas adolescentes canadianas que trabalham numa loja de conveniência e são convidadas para uma tão-desejada festa numa fraternidade. Vão, e pelo caminho acabam por ter que enfrenter os mais variados obstáculos, de jovens satânicos, a homens fascistas, passando por um ataque de salsichas nazis falantes (sim.) com sede de sangue.

Não deixa de ter graça que Kevin Smith, realizador, e Johnny Deep, actor no filme, tenham dado os papéis principais às suas filhas Harley Quinn Smith e Lily-Rose Depp, que têm despertado muitos elogios.

sundance16filmes_05

Manchester by the Sea

Casey Affleck protagoniza um drama que levou a uma autêntica guerra em Sundance no momento do seu leilão, com a Amazon a desembolsar dez milhões de dólares para o levar até aos cinemas tradicionais e a prometer uma campanha mediática que o torne um favorito para os maiores prémios.

O filme, realizado por Kenneth Lonergan, conta história de um contínuo com o turno da noite em Boston, que entre beber e lutar com estranhos, é forçado a assumir a paternidade do filho do seu irmão que morreu de afogamento secundário.

Um filme repleto de drama, com elogios rasgados à performance de Casey Affleck, que volta à sua cidade natal onde não quer estar para tomar conta do seu sobrinho.

sundance16filmes_06

Complete Unknown

Este drama hitchcockiano mostra-nos uma Rachel Weizs em fuga de tudo e todos a meio de um jantar quando lhe perguntam pelo seu passado, até reaparecer das sombras passados quinze anos para confrontar um antigo amor.

Não deixa de ter piada que fuja da personagem de Michael Shannon, que são madrinha e padrinho da mesma criança na vida real, encontrando-se fora do set enquanto se evitam atrás das câmaras.

Este título também foi comprado pela Amazon. Queremos ver se o adjectivo hitchockiano, que tanto foi usado para o classificar, é bem usado ou não.

sundance16filmes_07

The Girlfriend Experience

Este negócio não é novo no Japão, nem no Sundance. Em 2009, Steven Soderbergh deu a Sasha Grey o papel principal do filme com este mesmo nome sobre a vida de uma call girl. Agora é a produtora Starz que apresenta uma série de tv – esta edição do Sundance tem despertado uma mistura de críticas e elogios por ter dado mais espaço ao formato televisão – baseada neste filme. Desta vez, a história é protagonizada por Riley Keough, neta de Elvis Presley, uma prostituta de luxo que cria relações bem mais profundas que as sexuais com os seus clientes.

Com a série preparada para estrear a dez de Abril, Sundance teve direito a ver quatro episódios de The Girlfriend Experience, realizada por Amy Seimetz e Lodge Kerring, e que contou ainda com a presença de Steven Soderbergh como produtor executivo.

sundance16filmes_08

Morris from America

Morris from America é uma comédia sobre um pai afro-americano e o seu filho (Craig Robinson e o estreante Markees Christmas) que tentam descobrir como ter uma vida normal quando emigram dos Estados Unidos para a Alemanha, para uma cidade onde são dos poucos negros.

O realizador Chad Hartigan diz que o filme o deixou algo desconfortável, por nunca ter muitas oportunidades de contar vivências que são exclusivas da comunidade negra – ainda menos numa história de pai e filho. É uma história de crescimento que tem despertado sorrisos calorosos e que é elogiada pela sua frescura.

sundance16filmes_09

Wiener-Dog

Vinte anos depois de ter ganho o grande prémio do júri em Sundance com Welcome to the Dollhouse, o escritor e realizador Todd Solondz regressa a Sundance com esta comédia negra onde Greta Gerwig, Julie Delpy e Ellen Burstyn assumem os papéis principais.

Esta é a história de um cão-salsicha que vive um dia de desgraça, indigestão e quase morte, criando-se à volta dele uma série de pequenos contos onde se vai interligando o filme. Criativo e muito lunático tem recebido críticas positivas, sendo que já é considerado um dos trabalhos mais audazes de Todd Solondz.

sundance16filmes_10

Michael Jackson’s Journey From Motown to Off the Wall

Spike Lee é um daquele realizadores precedido pela fama. Depois de já ter mergulhado na recente história trágica 4 Little Girls, muitos estavam curiosos em saber o que podia fazer acerca da carreira de Michael Jackson.

Apesar de não ser revolucionário, apresenta-nos um tratado interessante sobre como Michael e os irmãos se tornaram os Jackson 5 e como Michael seguiu para se tornar o Rei da Pop depois disso. É caricato que deixe a fase mais problemática da vida do músico de parte, para se focar na transição de Michael enquanto músico.

Afinal, houve uma altura em que Michael era só um miúdo artista que todos esperavam que falhasse. Mas isso não aconteceu. E é o porquê disso ter acontecido que Spike Lee nos quer contar.

sundance16filmes_11