Fevereiro é mês de Andrei Tarkovsky no Nimas e no Campo Alegre


A Medeia Filmes e a Leopardo Filmes levarão a cabo, este ano, uma extensa mostra de cinema russo, um dos mais influentes a nível mundial e a vários dos seus grandes cineastas. Este ciclo de cinema terá início a 11 de Fevereiro com uma mostra integral da obra de um dos seus expoentes máximos, Andrei Tarkovsky.

A obra do realizador russo estará em exibição no Espaço Nimas, em Lisboa, e Teatro Municipal de Campo Alegre, no Porto, e terá em cartaz obras como Andrei Rublev, Solaris, Stalker, A Infância de Ivan ou O Espelho.

Podes consultar a programação completa e respectivos horários aqui e aqui.

Entretanto, a Casa da Música do Porto escolheu a Rússia para neste ano de 2016 dar a conhecer um pouco da sua vasta história e património musical. O ciclo, que arrancou com “Sagração Russa” e que através da Orquestra Filarmónica do Porto nos trouxe obras de Schnittke e Stravinski, decorrerá ao longo deste ano e ainda trará Tchaikovski ou Rachmaninoff.

A escolha do país acaba por ser normal tendo em conta os critérios que a Casa, através do seu director artístico António Jorge Pacheco e a sua estrutura, têm definido para os seus países-tema.