Há músicas novas dos Massive Attack e estão escondidas numa app


As bandas e os músicos estão recorrentemente à procura de novas formas de distribuir o seu trabalho na Internet; alguns deles têm lançado apps. Foi o que fizeram os ingleses Massive Attack, que colocaram à disposição do público a Fantom, uma aplicação móvel que nos deixa possível ouvir de antemão 4 faixas inéditas que farão parte de um novo EP.

Intitulado Ritual Spirit, este novo trabalho é o primeiro desde o álbum Heligoland, editado em 2010, e vai incluir as músicas da app – “Dead Editors”, “Ritual Spirit”, “Voodoo in My Blood” e “Take It There”. O mini-disco foi revelado através de uma foto no Instagram pelo fundador do grupo, Robert Del Naja.

massiveattackfantom_02

Para já, podemos tentar ouvir as 4 músicas na Fantom, app disponível gratuitamente na App Store. E dizemos tentar porque a aplicação não nos permite ouvir as faixas na sua totalidade. Em vez disso, ela cria remixes originais das músicas em tempo real com base no contexto do utilizador.

Isto é, a app usa uma série de variáveis ambientais desde a nossa localização e hora do dia às oscilações e movimentos da câmara do nosso iPhone para reinterpretar as músicas Massive Attack. Se tivermos um Apple Watch, até o nosso batimento cardíaco dita a harmonia e ritmo do som.

A Fantom permite aos seus utilizadores criar e gravar pequenos trechos audiovisuais que podem depois ser guardados e partilhados através das redes sociais e de SMS. Eis dois exemplos desses curtos clipes, partilhados pelo próprio Robert Del Naja:

Podes descarregar a Fantom aqui (funciona apenas com modelos iguais ou superior ao iPhone 5S); e espreitar o site oficial aqui. O site Motherboard tem uma pequena peça sobre a Fantom, onde Robert Del Naja fala sobre este lançamento.