‘Mr. Robot’: o que já sabemos sobre a 2ª temporada


No que a séries diz respeito, Mr. Robot foi uma grande surpresa de 2015. Não estamos a falar apenas do mediatismo que ganhou nas redes sociais, mas também do reconhecimento que recebeu na última edição dos Globos de Ouro: não só o de Melhor Série Dramática, como também o de Melhor Actor Secundário em Série Dramática pelo trabalho de Christian Slater.

Com a 1ª temporada terminada, nós e a produtora USA Network já só pensamos na 2ª leva de 10 episódios. Ela chega no próximo Verão, mas os criadores da série já adiantaram alguns detalhes. Rami Malek, o protagonista da série, assim como os produtores Christian Slater, Portia Doubleday e Carly Chaikin e o criador Sam Esmail, conversaram com os jornalistas numa conferência da Associação de Críticos de Televisão, que decorreu na semana passada.

“Não está na minha agenda continuar a chocar-vos. Não está mesmo”, disse Sam Esmail, que vai realizar todos os 10 episódios da nova temporada, cujas gravações estão apontadas para arrancar em Março em Nova Iorque. “Não estou interessado em momentos para chocar ou surpreender o público”, reforçou. O criador da série e os guionistas estão quase a terminar de escrever esta 2ª temporada, cuja acção começa 30 dias depois do final do último episódio.

“Toda a série é sobre a jornada emocional de Elliot, e eu quis mesmo focar nisso e fazer com que o enredo seja menos isso. É essa a luta que vai acontecer na 2ª temporada”, comentou Esmail, esclarecendo ainda Elliot vai procurar reconciliar-se em relação à verdade sobre Mr. Robot. “A linha temporal vai ficar mais clara. Não 100% clara, mas um pouco mais clara”, à medida que os espaços do passado e do presente do protagonista forem preenchidos e tudo ficar mais certo no que diz respeito às desilusões pelas quais ele passou.

Esmail acrescentou que já contou o “suficiente” a Rami Malek para que o actor pudesse começar a preparar a personagem. “Com esta personagem tenho de estar preparado para qualquer coisa, a qualquer momento”, sublinhou o actor que protagoniza a série.

O criador de Mr. Robot comentou ainda que alguns momentos da 1ª temporada vão parecer “mais reais do que realmente eram”“Na 2ª temporada, vai existir muitas mais histórias paralelas vão ser mostradas”, acrescentou. Será revelado o motivo pelo qual Darlene não aparece na alucinação que Elliot tem e que junta toda a família em Times Square. A personagem transexual de BD Wong vai voltar, mas de forma moderada. “Ele foi incrível na primeira temporada. Seria estúpido deixa-lo de fora”, sublinhou. Vamos ainda descobrir mais detalhes sobre a personagem de Christian Slater.

De acordo com Esmail, a decisão de dirigir os 10 novos episódios não tem a ver com um mau trabalho da equipa que realizou a primeira temporada, mas antes com o estilo e aspecto que ele próprio quer dar à série. Esmail diz que neste tipo de coisas não consegue colaborar com outros, é-lhe mais fácil fazer ele mesmo. “Ninguém conhece a história melhor que este homem maluco que tem tudo na sua cabeça”, comentou Carly Chaikin, um dos produtores.