Pela primeira vez, a LEGO vai lançar uma minifigura em cadeira-de-rodas


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Longe vão os tempos em que os brinquedos tentavam imaginar uma cidade perfeita, sem falhas, segundo normas e padrões impostos pela opinião pública. Mas os brinquedos de hoje replicam a diversidade e as falhas do mundo. As Barbies já não são necessariamente magras e caucasianas (mas são bonitas na mesma). E as minifiguras LEGO podem ter cadeiras-de-rodas.

Oficialmente, a LEGO ainda não revelou a personagem, mas ela foi fotografada na semana passada em duas feiras de brinquedos em Londres e Nuremberga, onde a marca apresentou novos conjuntos que vai lançar durante este ano. O blogue Bricksfans diz que a minifigura faz parte de um conjunto chamado 60134 Fun in the Park, que tem várias novas caras para a tua “cidade LEGO”.

A criação desta personagem não parece ter surgido por acaso. No final ano passado, uma campanha activa nas redes sociais com nome #ToyLikeMe pedia à LEGO que incluísse brinquedos representativos de pessoas com deficiência. Rebecca Atkinson, co-autora de uma petição pública online que agregou mais de 20 mil assinaturas, referiu, num artigo de opinião publicado em Dezembro no The Guardian, que “a marca continua a excluir 150 milhões de crianças com deficiência pelo mundo fora, ao falhar em representá-los de forma positiva nos seus produtos”. Para ela, “mais do que valores de venda”, trata-se de concretizar uma mudança cultural que uma marca como a LEGO pode influenciar positivamente.

Segundo o Bricksfans, este novo conjunto, que inclui 14 minifiguras, vais chegar ao mercado na primeira metade deste ano.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!