Próxima versão do iOS vai ter modo noturno que muda cores do ecrã e não atrapalha o sono


A Apple mostrou esta segunda-feira um preview do iOS 9.3, a próxima versão do seu sistema operativo móvel que será lançada em breve para todos os iPhones e iPads com iOS 9. O sistema terá várias melhorias, como habitual, mas há uma delas que se destaca: chama-se Night Shift e pode ser traduzido livremente para “modo noturno”.

Uma vez activado o Night Shift, o iPhone/iPad vai detectar a localização e fuso horário do utilizador e, no horário de pôr-do-sol, mudar as cores do ecrã para tons mais quentes, tornando a leitura e visualização mais fácil para os olhos. De manhã, o ecrã volta ao espectro normal.

A Apple refere que vários estudos mostraram que a exposição à luz azul brilhante, constantemente emitida pelos telemóveis e tablets, durante noite pode afectar o ciclo circadiano da pessoa e fazer com que seja mais difícil adormecer. Com a mudança para cores mais quentes, isso não deve acontecer.

O Night Shift é uma funcionalidade inspirada no Flux, um software que faz basicamente o mesmo mas em computadores Mac, Windows ou Linux (pode ser instalado no iOS com alguns truques).

Além do modo noturno, o iOS 9.3 traz também a possibilidade de proteger notas com senha e melhorias no Apple News, CarPlay e Health. Podes saber tudo, em detalhe, aqui.