O que mudou na realidade virtual da HTC?


realidade virtual da HTC

No ano passado, a HTC mostrou-nos o HTC Re Vive, os seus óculos de realidade virtual que criou em conjunto com a plataforma de gaming Steam, em resposta à Oculus e à Samsung. O HTC Re Vive deveria ter chegado ao mercado no final de 2015, mas o desenvolvimento do produto atrasou e a HTC está agora a mostrar na CES um segundo protótipo.

Chama-se HTC Vive Pre (a marca deixou cair o “Re”) e vai ser a última versão de teste antes do lançamento do produto final em Abril. Esta segunda geração é exclusiva para programadores e inclui melhorias que deverão fazer parte da versão final para consumidores.

htcvivepre_02

O Vive Pre inclui uma câmara frontal que serve para unir o mundo real com o virtual. Basicamente ela funciona como um sensor que “lê” o sítio onde estamos – por exemplo, podemos andar pela sala e ser alertados da existência de um obstáculo quando nos aproximamos dele. Mas a câmara também permite a quem esteja com os óculos postos sair do ambiente virtual e expreitar a realidade à sua volta. A pergunta que agora se coloca: será que a câmara vai poder ser aproveitada pelos programadores no desenvolvimento de jogos e apps que misturem os dois mundos?

Entretanto, a transformação da sala num ambiente virtual é feita também com a ajuda de dois pequenos cubos que fazem uma leitura 360º do espaço, permitindo-te levantar, andar de um lado para o outro e interagir com o que está em redor. Assim, com a câmara do Vive Pre e estes dois cubos podes jogar na tua casa, alienando todos e tudo o que está em teu redor.

htcvivepre_03

Dentro da caixa do Vive Pre, vêm ainda dois comandos sem fios, com um design semi-futurista e ergonómico. Tudo junto não vai sair barato. Os Oculus Rift estão à venda por 600 dólares e a HTC diz que os seus Vive Pre (com os comandos e os “cubos”) vão ser mais caros.

No Shifter, estamos curiosos por experimentar o HTC Vive Pre. Esperamos que este protótipo esteja em exibição no MWC, feira que decorre em Barcelona já de 22 a 25 de Fevereiro.