Remix OS: o sistema operativo gratuito que leva o Android para o teu computador


Tens algum computador encostado a um canto pois já é tão lento que mal consegue abrir um browser? A Jide acaba de anunciar o Remix OS 2.0, um sistema operativo gratuito e baseado no Android Lollipop. O melhor de tudo isto é mesmo o acesso à Google Play, significando isto que poderás descarregar as 1,6 milhões de apps disponíveis consoante as especificações da tua máquina.

Mais do que entretenimento, o Remix OS 2.0 promete ser um sistema operativo virado para a produtividade, ao contrário do que muitas vezes consegues (ou não) fazer com o Android. Por exemplo, ter duas janelas abertas, mover ficheiros de uma pasta para a outra ou usar o típico Ctrl+C Ctrl+V é algo possível com este software. O ambiente de trabalho, um pouco semelhante ao Windows, tem apenas um wallpaper com uma barra de tarefas, onde estão algumas aplicações para um acesso mais rápido.

remixos2_02

remixos2_03

O Remix OS 2.0 vai estar disponível tanto para PC e para Mac e pode até ser instalado numa pen drive, querendo isto dizer que poderás andar com o teu próprio ambiente de trabalho de um lado para o outro e utilizar uma qualquer máquina para trabalhar.

remixos2_04

remixos2_05

Os testes feitos ao Remix em programas de benchmarks, tal como revela a Jide no seu site oficial, revelaram resultados bastante superiores em relação a outros equipamentos a rodar Android, como um Note 5 ou um Galaxy S6. De certa forma, isto prova o quão leve o Remix OS consegue ser, provando ser uma solução bastante apelativa para produtos mais antigos – contudo, importa referir será necessário no mínimo um processador x86 para que tudo funcione.

remixos2_06

remixos2_07

A grande vantagem é mesmo o facto de o Remix ser baseado no Android, ou seja, os programadores não precisam de se preocupar pois todas as apps disponíveis no Google Play serão compatíveis com este sistema operativo. Microsoft Word, Flipboard, Snapchat, Slack, Instagram, Acrobat Reader… e por aí fora.

A versão 2.0 do Remix OS vai ficar disponível para download no dia 12 de janeiro. Deves garantir que a tua pen drive tem uma ligação USB 3.0 e 8 GB de armazenamento disponível.

remixos2_08