Este robô sabe como resolver o cubo de Rubik em pouco mais de 1 segundo!


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Um robô fez em pouco mais de 1 segundo aquilo que um humano fez em 4,904 segundos. Referimos-nos a Lucas Etter, um norte-americano que, no ano passado, demorou esse tempo a resolver o cubo de Rubik e detém o recorde mundial. Como resolver o cubo de Rubik em pouco mais de 1 segundo? Os engenheiros de programação Jay Flatland e Paul Rose desenvolveram uma máquina que resolve o famoso brinquedo em tempo recorde!

O robô que construíram é composto por componentes produzidos numa impressora 3D, por webcams e por um chip Arduíno, que transmite a informação acerca das faces coloridas do cubo a um computador. Este equipamento corre sistema Linux e utiliza um algoritmo chamado Kociemba para resolver os puzzles.

No vídeo em cima, podes ver a máquina de Jay Flatland e Paul Rose em funcionamento. Nas duas primeiras tentativas mostradas, o robô resolveu o cubo de Rubik em 1,196 segundos; numa terceira vez, já demorou apenas 1,047 segundos.

O actual recorde do mundo

Os dois amigos querem agora o reconhecimento público da World Cube Association, que, no final do ano passado, reconheceu Lucas Etter, um jovem de 14 anos e residente no Kentucky, nos Estados Unidos, com o recorde do mundo por ter resolvido o cubo de Rubik em 4,904 segundos!

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!